Pontes sobre o canal do Tucunduba reduzem alagamentos na área
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) prossegue com a execução da obra sobre o canal do Tucunduba, com a cravação das estacas para a instalação da primeira ponte provisória metálica na Rua Cipriano Santos. A obra foi iniciada no dia 11 de fevereiro e tem previsão de conclusão para o dia 13 de março deste ano.
Neste trecho, a Sedop implanta duas estruturas metálicas provisórias nos dois sentidos da rua, cada uma com doze metros de extensão. A ação visa facilitar o escoamento da água das chuvas, principalmente neste período. A segunda estrutura provisória começa a ser colocada no dia 16 de março, com finalização em 30 dias.
Segundo o diretor de investimentos e programas da Sedop, João Luiz Albuquerque, “à medida que a obra de macrodrenagem do canal do Tucunduba estiver avançando na Cipriano Santos, as pontes serão substituídas por estruturas definitivas com material em concreto, medindo 29 metros por 11,25 metros de extensão”. Ele observa que as pontes provisórias estão sendo instaladas para atender solicitação dos moradores das associações dos bairros de Canudos e Marcos.
Desde a primeira semana de fevereiro, a área social da Sedop faz no local amplo trabalho de divulgação sobre os serviços que já foram executados pelo governo do Estado para amenizar os alagamentos no local. No comunicado aos moradores, a Sedop reiterou o cuidado principalmente com crianças e animais domésticos e quanto à circulação de máquinas pesadas no local, além pedir a compreensão dos moradores sobre a interrupção do transporte público no trecho em obras. É recomendado buscar vias de transporte alternativas.
Para o prosseguimento das obras no canal do Tucunduba, no trecho compreendido entre as ruas Jabatiteua e Cipriano Santos, foi feito o alargamento do canal com a retirada de 31 moradias, o que reduziu em 50% o volume de água na área alagada. “A instalação das pontes metálicas provisórias vai reduzir em 80% os alagamentos”, estima o engenheiro da área de mobilidade da Sedop Rui Sales.