Alunos assistem à aula inaugural do mestrado em educação da Uepa
Os novos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) assistiram nesta segunda-feira (23) à aula inaugural, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CSSE). Participaram da mesa de abertura o reitor, Juarez Quaresma, o diretor do CSSE, Pedro Sá, e a coordenadora do programa, Ivanilde Apoluceno.
A primeira aula do semestre foi ministrada pela professora doutora Maria Betânia Albuquerque, com o tema “A teoria dos campos de Pierre Bourdieu”. Segundo ela, o conceito de campo para Bourdieu consiste em um lugar de luta política por dominação científica, em que “o que está em jogo é o monopólio da autoridade científica”.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Uepa faz dez anos. A coordenadora do programa diz que foram anos de luta antes de o mestrado ser consolidado. “Temos um trabalho bastante gratificante, em que os egressos estão passando em concursos públicos e entrando em outras universidades para fazer doutorado”, diz.
Ivanilde Apoluceno também ressalta que o mestrado em educação da Uepa tem projetos ligados à rede nacional, a exemplo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, PUC do Rio de Janeiro e PUC São Paulo, além do trabalho com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e o projeto de intercâmbio, que também contribui na formação dos mestrandos.
Ao final da aula inaugural foram apresentados aos mestrandos os conteúdos das linhas de pesquisa que compõem o programa, que são formação de professores e saberes culturais e educação na Amazônia.