Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Programa Mais Médicos abre 65 vagas em 28 municípios do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/02/2015 17h07

Com o objetivo de fortalecer e humanizar o atendimento na atenção primária dos municípios, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que estão disponíveis, até esta terça-feira (24), 65 vagas em 28 municípios no Pará para a segunda chamada do programa Mais Médicos. Os profissionais brasileiros devem apresentar os documentos às secretarias municipais de saúde para confirmar a inscrição.

“Havia a necessidade de 235 médicos no Estado. Na primeira chamada, que ocorreu de 11 a 20 de fevereiro, foram preenchidas 149 vagas. Agora estamos fazendo a segunda chamada, para completar as 65 restantes. Somente em Belém, das 57 vagas ofertadas, todas foram preenchidas”, informa a coordenadora da Comissão Estadual do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) e Mais Médicos do Pará, Sônia Bahia.

A partir de 2 de março, 54 municípios paraenses vão receber os novos profissionais que se inscreveram no programa. A terceira chamada está prevista para os dias 17 e 18 de março. Caso haja vagas, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior em 10 de abril, e no dia 5 de maio, para médicos estrangeiros.

Ao todo, 677 médicos do programa Mais Médicos já atuam no Pará, entre brasileiros, cubanos e intercambistas individuais de outras nacionalidades. Os profissionais estão espalhados em 130 municípios paraenses e quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Entre os municípios que já têm as vagas preenchidas estão Altamira, Augusto Corrêa, Dom Eliseu, Marabá, Redenção, Santarém e Vigia, entre outros.

Na primeira chamada, apenas os profissionais com registro do Brasil puderam se inscrever no programa. Dos 15.747 médicos inscritos, 12.580 selecionaram municípios e 3.936 conseguiram ocupar vagas. Outros 677 profissionais escolheram os benefícios do Mais Médicos e 930 médicos do Provab escolheram continuar atuando no município por mais três anos.

Lançado em 2013, o Mais Médicos ampliou a assistência na atenção básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Até 2014, 14.462 médicos foram enviados para 3.785 municípios, beneficiando 50 milhões de brasileiros. Além de suprir a demanda dos municípios, a iniciativa prevê investimento na infraestrutura e formação profissional.

O programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas, a iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.