Aulas de educação financeira serão levadas para as escolas públicas
Na manhã desta quarta-feira, 25, o governador Simão Jatene recebeu o presidente e o vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (Corecon–PA), Rosivaldo Batista e Nélio Bordalo, respectivamente, que junto com outros seis conselheiros levaram ao chefe do Executivo Estadual a proposta de aulas de educação financeira para alunos de escolas públicas, a serem iniciadas no segundo semestre de 2015. O projeto “Economia Cidadã” tem parceria do Banco Central e busca formar consumidores mais conscientes de seus gastos e cidadãos com habilidade para investir melhor seus recursos financeiros.
O projeto foi iniciado no fim do ano passado com uma ação no Centro Comercial de Belém, onde foram distribuídas cartilhas com dicas de como gastar com consciência e evitar dívidas. Essa é uma das principais preocupações do conselho, conforme explicou Rosilvado Batista, presidente do Corecon. “Os índices de inadimplência no Estado do Pará são de até 76%. Diante desse dado criamos uma comissão sobre educação financeira, para começarmos a levar informações que ajudem as pessoas a lidar melhor com seu dinheiro, diante da quantidade de produtos financeiros que temos em oferta atualmente”, contou Rosivaldo Batista, que disse ainda que, além de distribuição de cartilhas, também são realizadas palestras dentro de empresas e órgãos públicos.
O governador Simão Jatene falou da importância da participação da sociedade civil organizada para qualificar o debate sobre o combate à pobreza e desigualdade. Para o governador, o Conselho de Economia pode contribuir diretamente para que a população tenha mais ferramentas para compreender o cenário econômico do país e participar ativamente da construção de políticas públicas.
O governador lembrou a contribuição que o estado do Pará dá para a economia do Brasil, mas que ainda tem retorno pequeno da federação. “Falando de Amazônia, como pode 60% do território brasileiro abrigar 13% da população, contribuir com 8% do PIB e absorver mais de 50% do CO2 produzido no país? Esses dados isolados mostram o quanto a nossa região é importante para a manutenção do país como um todo. Todos nós temos que ter consciência do nosso papel”, reiterou.
Durante o encontro no Palácio dos Despachos, os conselheiros entregaram o convite para a comemoração dos 50 anos do Conselho Regional de Economia, a ser comemorado no dia 11 de julho, no qual o governador Simão Jatene será homenageado junto com outras personalidades que contribuíram para a história do Conselho.
Na ocasião, os conselheiros também solicitaram ao governador um assento no Conselho de Desenvolvimento Econômico no Estado do Pará. O diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Eduardo Costa, disse que a presença da entidade no conselho estadual vai contribuir para o debate do desenvolvimento do Estado e para a proposição de políticas públicas estaduais.