Desperdício de água é problema comum em ocupações desordenadas
Um vazamento de água na Passagem das Flores, bairro do Telégrafo, em Belém, chamou a atenção dos técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para o problema da ocupação desordenada. Acionada para fazer o reparo, a equipe do órgão constatou a existência de construções irregulares que avançam sobre a rede de distribuição de água, provocando rupturas que geram grande desperdício de água.
Foi o que aconteceu na Passagem das Flores: a rede construída no local não resistiu ao peso do imóvel e rompeu. Segundo a engenheira da Cosanpa, Kátia Monteiro, foi preciso um serviço de pesquisa para identificar as pontas de redes antes de iniciar o reparo. Duas equipes estão envolvidas no trabalho, que começou nesta terça-feira, 24, com o assentamento de parte de uma nova rede. Depois dessa fase serão implantados novos ramais. Ao todo, 80 metros de rede de PVC de 75 mm serão instalados.
"A água ainda não parou de vazar porque teremos primeiro que terminar a troca da tubulação, para interditar a que está danificada e ativar a nova rede instalada”, explica Kátia Monteiro. Segundo a engenheira, a previsão é que o reparo do vazamento seja concluído na sexta-feira, 27. Paralelamente a esse trabalho, a Assessoria Jurídica da Cosanpa vai apurar de que forma as casas foram construídas.