Diocese de Castanhal comemora 10 anos de criação
A Diocese do município de Castanhal comemora dez anos de criação em 2015. A data será lembrada com uma missa, celebrada no próximo sábado, 28, às 18h, na Catedral da cidade, e também em outros eventos culturais e religiosos que serão realizados ao longo do ano. A programação de aniversário foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 26, ao governador Simão Jatene, convidado pelo bispo da Arquidiocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, a participar da missa que será presidida por Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, e com a participação de Dom Vicente Zico. Os dois religiosos deram uma importante contribuição para a criação da Arquidiocese, que congrega 25 municípios da região.
“A nossa Arquidiocese foi instalada em 27 de fevereiro de 2005. Foi Dom Orani quem celebrou a leitura da Bula Papal de criação da diocese, que tem em Dom Vicente Zico uma espécie de 'pai', porque partiu dele o pedido ao Papa para a sua criação, como forma de atender melhor o povo do nordeste paraense”, lembrou Dom Carlos, que foi instituído primeiro bispo de Castanhal nesta mesma data. Cerca de cinco mil pessoas são esperadas para o evento.
Durante a conversa com o governador Simão Jatene, na manhã desta quinta-feira, 26, Dom Carlos também falou do mosaico de 300 metros que foi entregue no fim do ano passado. Dezenove pessoas, de nove nacionalidades diferentes, trabalharam ao longo de meses na confecção do painel que combina a arte clássica e moderna, transformando a catedral de Castanhal em ponto turístico da cidade.
O governo do Pará deverá apoiar a segunda fase da execução do mosaico que terá outros 300 metros e começa a ser executado no segundo semestre deste ano, como parte das comemorações de implantação da arquidiocese, que inclui, ainda, a publicação de dois livros. Além de dar suporte para a implantação de uma escola de mosaico no próprio município, dentro do projeto da Escola de Artes que começou a funcionar em 2014.
O governador Simão Jatene destacou que, à parte da referência religiosa, as obras na Catedral de Castanhal configuram um importante ícone da história da cidade, reunindo obras de artes importantes que fortalecem a cultura do povo da região. “Não dá pra negar a importância desse momento que está vivendo a comunidade de Castanhal. É um momento que me emociona muito por resgatar o orgulho da nossa gente”.
No final do encontro, que teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Márcio Miranda, Dom Carlos presenteou o governador com uma obra de arte feita pelos trabalhadores que construíram o mosaico que adorna as paredes da catedral de Castanhal.