Fapespa e Sedap discutem parceria para a agropecuária no Estado
Com o objetivo de alinhar ações com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap), as diretoras da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Geovana Pires e Glaucia Moreira, se reuniram com a secretária-adjunta da Sedap, Eliana Zacca, na tarde dessa quinta-feira, 26, na Fapespa Municipalidade.
Durante o encontro, as diretoras apresentaram dois produtos que serão produzidos com o auxílio da Sedap, por meio de divisão de tarefas e qualificação das informações coletadas. Com a confecção dos boletins de agropecuária e agronegócio pela Fapespa e Sedap, além de dados estatísticos, será possível a criação de políticas públicas para a agropecuária do Estado.
A elaboração dos boletins é parte do termo de cooperação técnica que será assinado pelos dois órgãos, com a finalidade de encontrar soluções para o desenvolvimento da agropecuária, pesca e agronegócio do Pará.
A secretária Eliana Zacca destacou a importância da cooperação entre a Fapespa e a Sedap para o setor. “Com essa parceria, podemos integrar ações entre as duas instituições, a Fapespa fornecendo informações sobre a socioeconomia do Estado e a Sedap fazendo uso dessas informações, ao transformar esses dados em uma análise dinâmica, com possíveis reavaliações de políticas públicas”, disse.
Para a diretora de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação da Fapespa, Glaucia Moreira, a troca de conhecimento com a Sedap é o ponto determinante da parceria. “Essa aproximação insere a fundação no planejamento da agropecuária do Estado e ainda permite a troca de conhecimento entre os dois órgãos”, finalizou a diretora.