Calouros doarão sangue com o Trote Solidário na hemorrede estadual
Com o início do ano letivo nos estabelecimentos de ensino superior, a Fundação Hemopa começa o agendamento do Trote Solidário, que estimula a substituição dos antigos trotes violentos durante a recepção dos calouros, pelo voluntariado da doação de sangue. A ação também tem outro importante objetivo, ao reforçar o estoque estratégico da hemorrede estadual, tendo em vista que a atividade será realizada em todas as oito unidades do Hemopa no interior paraense.
Na próxima segunda-feira, 2, será realizada a campanha do Trote Solidário, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), no Hemonúcleo de Capanema (Henca), no nordeste do Estado, que se estenderá até o dia 6. A meta será de 100 doações voluntárias de sangue. Em Belém, o Trote Solidário está agendado para o dia 3, às 15h, com a participação de técnicos da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, durante recepção de aula inaugural, com os vestibulandos da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Segundo a responsável pelo serviço de captação de doadores do Henca, Luiza Helena Progênio, a campanha contará como apoio do 4º Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que disponibilizará material impresso educativo e preservativos que serão distribuídos aos voluntários do Trote Solidário.
“Além da doação de sangue, os calouros doarão alimentos e roupas para o Abrigo de Idosos de Capanema”, informa Luiza, complementando que as alunas serão estimuladas ao engajamento na campanha de doação de cabelos para a Organização das Vítimas de Acidente de Motor (Orvam), que atua na promoção e apoio a essas vítimas.
“Essa ação deve servir de exemplo para outros estabelecimentos de ensino. Estamos abertos para novas parcerias”, destacou Luiza Helena.
Para a gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, a assistente social Juciara Farias, o engajamento na campanha do Trote Solidário é muito importante para a formação de um novo voluntariado acadêmico, que pode incluir a ação no calendário de ações do estabelecimento, através dos seus respectivos centros acadêmicos. “Eles podem, inclusive, envolver a comunidade ao redor da instituição a participar dessas ações de responsabilidade social com a promoção da doação de sangue”, sugeriu.
A Fundação Hemopa possui unidades de coleta e transfusão de sangue em Castanhal, Santarém, Marabá, Capanema, Redenção, Altamira, Abaetetuba e Tucuruí. Os doadores ainda dispõem da Estação de Coleta do Hemopa Castanheira.
Quem pode doar sangue:
Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos; peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum.
Serviço:
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.
Estação de Coleta Hemopa - Castanheira, fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo fone 0800 280-8118.