Rede estadual já tem 160 mil novos alunos matriculados
Cerca de 160 mil novos alunos já estão matriculados na rede estadual pública de ensino. O prazo estabelecido pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) para esse público termina nesta sexta-feira, 27, mas as unidades do sistema público de ensino continuarão matriculando os interessados de acordo com a disponibilidade de vagas.
A coordenadora da Matrícula da Secretaria de Estado de Educação, Suely Domont, lembra que o ingresso de novos alunos na rede estadual é bem dinâmico. “Além dos mais de 70 mil pré-matriculados no período de 5 de janeiro a 8 de fevereiro, por meio do site da Seduc e da Central de Atendimento, iniciamos no dia 23 uma nova etapa de matrícula de novos alunos, que oficialmente termina hoje, mas que prosseguirá nas escolas para o atendimento daqueles que desejam ingressar nas escolas da rede pública estadual”.
Na escola
Para fazer a matrícula, os interessados devem buscar as escolas estaduais, após consulta prévia sobre vagas disponíveis através do site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br) ou na Central de Atendimento (0800 280 0078). A Seduc oferta 260 mil vagas para novos alunos em Belém e interior do Estado.
A secretária adjunta de Ensino, Ana Cláudia Hage, lembra que o aluno que providenciar sua matrícula agora, antes do começo do ano letivo - previsto para iniciar no dia 9 de março - acessará o conteúdo programático do ano escolar em conjunto com a turma, sem defasagem de conhecimento, e, ainda participará das programações de integração entre estudantes, professores e gestores das unidades escolares.
Para a efetuar a matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; histórico escolar ou ressalva (original); comprovante de residência (cópia); duas fotos 3x4 (idênticas e recentes); certificado (original e cópia) ou atestado de conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia) para os alunos que cursarão o Ensino Médio; e comprovante de trabalho para o aluno do noturno. Os alunos com deficiência devem apresentar um documento comprobatório de sua condição ou outro de acompanhamento dessa deficiência. A ausência do documento, porém, não será obstáculo para a matrícula.