Alunos do Cesupa visitam a Fundação Hemopa para conhecer o modelo de gestão do hemocentro
Os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis fizeram uma visita técnica ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Pará (Fundação Hemopa), na manhã desta sexta-feira, 27. No auditório do hemocentro, os universitários assistiram palestras sobre o modelo de gestão do Hemopa.
Foram apresentados aos alunos o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a Política de Gestão de Pessoas e a Gestão de Atendimento ao Cidadão pela Ouvidoria, processos que colaboraram para a acreditação nacional e internacional concedida pela Assossiação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e a American Association of Blood Banks (AABB), recebida pelo hemocentro em novembro de 2014. Após as palestras, os estudantes participaram do "hemotour", atividade que apresenta as rotinas de cada setor do hemocentro.
"Disseminar o modelo de gestão que seguimos para universitários é fundamental porque eles passam a ter a ciência da excelência administrativa em empresas públicas ou privadas. Ao passarmos esta cultura, incentivamos a manutenção da qualidade pelos futuros gestores", explica Ligia Garcia, titular do Núcleo de Qualidade do Hemopa.
Para o professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis, Valter Barbosa Guimarães Júnior, a visita ao hemocentro faz parte do plano de ensino do Cesupa, que visa apresentar aos alunos de maneira prática a teoria apresentada em sala de aula, gerando debates que enriqueçam o conteúdo discutido e aprendido. "As experiências que os alunos têm no Hemopa são diferenciadas porque eles entram em contato com a gestão de excelência no setor público. Perceber os resultados alcançados pelo serviço de qualidade e do respeito ao servidor e à população marcam o órgão como referência de competência", afirma o professor.
A estudante de ciências contábeis, Jéssica Bentes Girard, 20, comenta que a gestão do hemocentro paraense é exemplar para o serviço público. "Percebemos que o Hemopa planeja e controla seus procedimentos e recursos de maneira estratégica. É um órgão público que lembra as gestões de grandes empresas privadas, o que para a sociedade é excelente porque as pessoas podem usufruir da eficiência que o hemocentro proporciona em relação aos serviços que oferece".
Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum.
Serviço:
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109 e no térreo da passarela Pórtico Metrópole, BR-316. Realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo fone 0800-280- 8118.