Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Estado controla motins e garante rigor no comando do sistema penal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/02/2015 14h26

A Secretaria de Segurança Pública do Pará vem tranquilizar a população e comunicar que os motins ocorridos em quatro casas penais da Região Metropolitana - Complexos Penitenciários de Marituba e Santa Isabel (CRPP I e II) e Presídios Estaduais Metropolitanos I e III (PEM I e III) - foram contidos e debelados na madrugada desta sexta-feira, 27, com a intervenção da tropa especializada da Polícia Militar, apoiada por homens da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. 

Um dos detentos amotinados em Marituba foi ferido durante o enfrentamento com a PM, porém, mesmo socorrido e encaminhado ao Hospital Metropolitano, ele não resistiu aos ferimentos. Em Santa Izabel, a ação foi contundente e precisa. A tropa de choque retomou o controle dos CRPPs I e II, ainda na madrugada, utilizando equipamento não letal. Apesar da ação coordenada, uma das unidades prisionais foi totalmente destruída por cerca de 1.100 detentos rebelados.

O governo do Estado determinou a conclusão, em regime de urgência, de mais duas unidades prisionais localizadas na mesma área do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, cujas obras físicas já estão bem adiantadas, para realocar os quase 600 presos do CRPP I, destruído durante o motim desta madrugada. A Segup reforça que a depredação das instalações prisionais prejudica os próprios detentos e onera o orçamento do setor penitenciário. A Polícia Civil vai investigar a ação dos internos para apurar responsabilidades.

Com a ação rápida, antecipada e integrada, as forças de segurança conseguiram conter os levantes nas quatro casas penais. E é com essa mesma disposição que o governo do Estado pretende conduzir todas as ações relativas ao gerenciamento do Sistema Penal, priorizando o controle e a ordem. A Segup reitera que não vai tolerar distúrbios de quaisquer natureza nas unidades prisionais, agindo sempre com rigor, em conformidade com a lei e em defesa da sociedade paraense.

Para isso, reforçou o policiamento ostensivo na Região Metropolitana de Belém com 1.000 homens. Paralelamente, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado investigará os casos de incêndio a ônibus ocorridos na última madrugada.

Casos como estes têm acontecido no País, até com maior gravidade, frequentemente. Mas, no Pará, graças à ação integrada e estratégica da segurança pública, a resolução do problema foi rápida e efetiva.