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Estudantes de Ensino Médio farão simulados bimestrais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/03/2015 20h21

A nova proposta curricular do Ensino Médio para as escolas estaduais públicas localizadas em Belém e nos municípios do interior foi detalhada durante uma webconferência, na tarde desta sexta-feira (06), gerada a partir da sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para todo o Estado. Um dos aspectos estruturais do currículo, voltado para estudantes do 1º, 2º e 3º ano, é a realização de simulados unificados a cada dois meses, abrangendo as quatro áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). Os simulados estão programados para começar em abril, priorizando as habilidades e competências do Exame, cuja nota é aproveitada por instituições de ensino superior.

As quatro áreas de conhecimento do Enem abrangem Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e  Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Na webconferência, comandada pela diretora de Ensino Médio da Seduc, Clara Yunes, e pelo coordenador do Ensino Médio, Jaime Ramos, professores que integram um grupo de docentes envolvidos na formatação da nova proposta curricular expuseram os objetivos e aspectos das ações propostas.

Desempenho - “O foco é no melhor desempenho dos estudantes do Ensino Médio no Enem. Para isso, vamos trabalhar integrados com as unidades administrativas de Educação em Belém e no interior do Estado (UREs e USEs), e com os professores nas escolas, de forma permanente, para que o aluno disponha de uma programação de aulas e simulados para o Exame”, informou Clara Yunes.

Na webconferência foram trocadas informações e orientações entre profissionais de Educação em Belém, Altamira, Santarém e Marabá, que são polos estratégicos. Pela internet, professores tiveram acesso ao conteúdo.

“Nesse processo pedagógico é fundamental observarmos que não se trata de repetir informações e conteúdos, mas trabalhá-los no sentido de que o estudante saiba a utilidade, o contexto do que está estudando, para adquirir habilidades e competências relacionadas ao Enem”, frisou o professor Paulo André Figueiredo, que integra o grupo de trabalho da Seduc na proposta curricular.

Conteúdos e orientações dessa preparação de alunos para o Enem 2015 serão repassados às escolas nos próximos dias, por meio da publicação Guia do Estudante.