Seduc recepciona alunos na abertura do ano letivo 2015
A abertura do ano letivo 2015 mobilizou servidores e estudantes das escolas da rede pública estadual nesta segunda-feira, 9. Coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a programação de acolhida aos mais de 700 mil alunos da capital e interior marcou a retomada dos trabalhos em mil estabelecimentos de ensino em todo o Pará e também o início de uma nova etapa no processo de realinhamento das diretrizes do setor, para melhoria dos índices educacionais.
“Essa é uma data significativa para todos que atuam no setor da Educação, mais precisamente para os estudantes. São eles a razão do trabalho diuturno dos profissionais da Educação. Afinal, são 700 mil alunos em mil escolas em Belém e interior, que mobilizam um total de 43 mil servidores, na Seduc e nas escolas, dois quais 24 mil são professores. Saúdo todos os estudantes, gestores, professores e servidores da educação pública estadual, protagonistas desse processo coletivo de crescimento proporcionado pela educação, que é a busca por uma sociedade melhor”, afirmou o secretário de Educação, Helenilson Pontes. A Seduc atende o Ensino Fundamental, Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A programação de acolhida aos estudantes das 19 escolas da unidade administrativa Unidade Seduc na Escola (USE) reuniu diretores de escolas, alunos e pais na sede do Sesi Ananindeua, localizada na rodovia Mário Covas, no evento “Família e escola: uma caminhada de mão dupla”. As atividades incluíram um ciclo de palestras sobre ações de assistência social, violência e drogas, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, e sobre o papel do Conselho Tutelar, família e escola na vida do estudante. “Queremos, com o apoio da comunidade, transformar propostas em compromissos e compromissos em realidade”, destacou Cristina Pamplona, gestora da USE 16, que reúne 14 mil estudantes.
Troca
A secretária adjunta de Ensino, Ana Cláudia Hage, percorreu escolas da capital e se reuniu com estudantes e outros membros da comunidade escolar. Na “General Gurjão”, do bairro da Cidade Velha, a programação contou com mostras de arte circense, palestras e números de dança para estudantes e pais de alunos, entre outras atrações.
Na escola “D. Pedro I”, em Val-de-Cans, a participação dos alunos na retomada do ano letivo foi bastante expressiva. “No ano passado tivemos 30 alunos da escola aprovados no vestibular da UFPA, de um total de 50 aprovados em vestibulares de instituições de ensino superior. Então, esse momento é muito importante para sensibilizar os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar nesse início de jornada para que eles mantenham o foco e vislumbrem, nos estudos, novas oportunidades”, declarou a diretora Juliana Santana.
O tema da acolhida aos estudantes na escola foi “Disciplina é Liberdade”, baseado no verso do cantor e compositor Renato Russo, da banda Legião Urbana. “Disciplina não deve ser entendida como algo autoritário; mas, ao contrário, democrático, que traduz no ambiente escolar o compromisso, a dedicação dos alunos, a convivência harmoniosa entre todos em prol de um objetivo comum: a educação”, ressaltou Juliana, na palestra que proferiu aos estudantes.
Jeanderson Silva, 14 anos, morador do Benguí, é um dos novos alunos na escola. “Vou cursar o 9º ano do Ensino Fundamental e sei que será um ano importante para mim. Por isso, pretendo me dedicar nos estudos, até porque tenho referências de que esta é uma escola muito boa”, destacou. A universitária de Direito na Unama e antiga aluna da “Dom Pedro I”, Caroline Grania, 17 anos, fez questão de reforçar a acolhida aos estudantes.
“Esse primeiro encontro é de suma importância para os estudantes. É a oportunidade de rever os colegas e professores, ou se ambientar ao novo espaço e amigos, conhecer a escola e seus projetos... a partir dessas impressões o estudante construirá suas expectativas e planejamentos para o resto do ano”, destacou a diretora de Ensino Médio da Seduc, Clara Yunes, que participou das programações nas escolas.