Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fundação Hemopa volta a conduzir programa nacional de desburocratização

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/03/2015 10h15

Nesta quarta-feira, 11, às 9h, a presidente da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Ana Suely Leite Saraiva, receberá a ancoragem do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), para o quinquênio de 2015/2020. A recondução do programa no Pará deu-se em função da reconhecida excelência de gestão do hemocentro paraense. O programa é vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A solenidade, que será realizada no auditório do hemocentro, contará com os representantes dos 15 órgãos ligados ao programa no Estado e demais autoridades. Na ocasião, será apresentada a nova agenda de trabalho da nova gestão do GesPública.

Para Ana Suely Saraiva, o programa impulsiona a promoção e a articulação dos órgãos da administração, visando o alcance da excelência na gestão, culminando na divulgação dos resultados exitosos. “É uma experiência única para o aprimoramento, aperfeiçoamento das práticas administrativas que beneficiam diretamente o cidadão com a qualificação constante dos produtos e serviços oferecidos”, observou.

De acordo com a titular do Núcleo de Qualidade (NQ) do Hemopa, a socióloga Ligia Garcia, a finalidade de uma organização ancorar o GesPública é garantir estrutura e funcionamento em determinada região do País ou setor de atividade da administração pública. Ao receber a ancoragem do programa, a nova Coordenação Executiva apresentará uma agenda de trabalho que priorizará, inicialmente, a revisão do Plano Estratégico, Formação da Nova Rede de Consultores Ad hoc, elaboração do Plano de Ação e implementar as Coordenações de Trabalho, em especial, a de Comunicação e Marketing.

Para o assessor para Excelência em Gestão do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Gabriel Antônio Ribeiro de Oliveira, a ancoragem do programa pelo Hemopa deu-se em função de sua referência em gestão no Pará, no Brasil e no mundo. “A recente obtenção de certificação internacional demonstra que a excelência na área é traço expressivo da cultura organizacional dessa instituição. Dessa forma, é confortante ter a certeza de que a expertise foi construída com rigor técnico e dedicação de seu corpo de consultores, que estarão novamente em campo para elevar os padrões de gestão das organizações públicas no estado do Pará”.

Ele ressaltou, ainda, que com relação ao hospital, a implementação do modelo de excelência do programa vem contribuindo decisivamente para a mudança da cultura gerencial do HUJBB, que se movimenta em direção a uma melhor compreensão da gestão pelos seus gestores e operadores.

Do ponto de vista da titular no Pará da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda, Iane Maria Hermes Marques, o GesPública busca assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética e eliminar o déficit institucional. “A adesão ao programa é de fundamental importância por apoiar os órgãos e entidades da Administração Pública na melhoria de sua capacidade de gestão e, consequentemente, de produzir resultados efetivos para a sociedade”, explica.

O GesPública iniciou sua atuação no Pará em 2003, tendo pela primeira vez como organização âncora, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (2003–2007), seguido pela Fundação Hemopa (2007–2009) e, por último, a Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda – SAMF/PA (de 2009 até o momento).