Pará e Embaixada Americana discutem intercâmbio para a rede estadual de ensino
Estratégias para proporcionar um intercâmbio cultural entre alunos da rede estadual e ampliar oportunidades de capacitação em instituições fora do Estado, reforçando o Pacto pela Educação do Pará, foram discutidos na reunião entre o governador Simão Jatene, e o Adido Cultural da Embaixada dos Estados Unidos, Walter Kerr, na tarde desta terça-feira (10), em Belém. O encontro teve ainda a participação do secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes.
As ações programadas devem alcançar professores e alunos, destacou o governador. “A parceria com a Embaixada traz programas que incentivam os jovens a formar uma base mínima de Inglês. Vamos começar a incorporar os jogos online desenvolvidos por eles, para instigar esses alunos a aprender. Mas também queremos envolver os professores nessas plataformas”, ressaltou Jatene.
De acordo com Walter Kerr, o governo dos Estados Unidos quer promover intercâmbios escolares. “Nós temos vários interesses para ações em longo prazo, principalmente na área de educação e inclusão social. Queremos expandir o acesso ao Inglês e envolver nossos materiais compartilhando com os governos, além de expandir os intercâmbios com estudantes paraenses”, informou Walter Kerr.
Para o secretário Helenilson Pontes, foi dado “mais um passo importante na consolidação do Pacto pela Educação, que é o nosso eixo central. Já fizemos um acordo de cooperação com o Canadá, e hoje fortalecemos a relação com os Estados Unidos para o envio de professores e alunos para intercâmbios que vão fortalecer a visão cosmopolita deles. O que queremos é educar alunos para o mundo. Mas além do Ensino Médio, queremos chegar ao Ensino Superior. Estamos conversando com a Uepa (Universidade do Estado do Pará) para fortalecer essa parceria lá, também. Começando a planejar agora, vamos tentar já apresentar algo para o segundo semestre letivo desse ano”, afirmou.
Mais cedo, Simão Jatene recebeu o embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengilman, juntamente com o adido da Marinha Alemã, Bernd Kuhbier, para discutir assuntos como relações exteriores e desenvolvimento sustentável na Amazônia.