Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Hemopa assume ancoragem do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/03/2015 15h24

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) foi reconduzida, na manhã desta terça-feira, 11, à ancoragem do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GesPública, para o quinquênio 2015/2020. A atribuição foi repassada pela  titular da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda no Estado do Pará (Samf/Pa), Iane Maria Hermes Marques, à  presidente do Hemopa, Ana Suely Leite Saraiva. A solenidade de transmissão reuniu autoridades estaduais, representantes de instituições adesas ao programa e servidores no auditório do hemocentro.

O GesPública tem como principais características o fato de ser um programa essencialmente público – orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência –, de ser contemporâneo – alinhado ao estado-da-arte da gestão –, de estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade – com impactos na melhoria da qualidade de vida e na geração do bem comum – e de ser federativo – com aplicação a toda a administração pública, em todos os poderes e esferas do governo.

“Passam a ser desafios nossos o compromisso e a responsabilidade de promover continuamente, e cada vez mais, o modelo do GesPública, focando na eficiência, nas boas práticas e transparência na administração pública”, observou Ana Suely, ressaltando que o hemocentro fornecerá todo o apoio institucional e material necessários à instalação e manutenção das ações do programa, especialmente no que diz respeito à mobilização para maior articulação entre os órgãos adesos. “Será um movimento coletivo e sincronizado, visando a promoção da melhoria contínua da gestão pública”.

Para a coordenadora Regional do GesPública, a socióloga Ligia Garcia, que também é titular do Núcleo de Qualidade (NQ) do Hemopa, o hemocentro tem como principais metas disseminar os princípios da nova gestão pública junto às organizações, promover a melhoria sistêmica da gestão e contribuir com a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. “Ao assumir a ancoragem do GesPública, o Hemopa assume o compromisso pela estrutura e funcionamento do Núcleo e a articulação política no Estado e na região, tornando-se responsável perante o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão pelo bom desempenho das atividades”, ressaltou.

Ligia Garcia destacou, especialmente, o apoio, a colaboração e o empenho do doutor Alfredo Corrêa (in memorian), a quem ela definiu como o grande articulador e entusiasta do GesPública no Pará. Presente ao evento como representante do governador Simão Jatene, o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, doutor José Miguel, parabenizou o Hemopa pela ancoragem do programa nacional e destacou que os usuários dos serviços públicos serão os principais beneficiados.

O GesPública iniciou sua atuação no Pará em 2003, tendo pela primeira vez como organização âncora o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª. Região (2003–2007), seguido pela Fundação Hemopa (2007–2009) e, por último, a Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda – SAMF/PA (de 2009 até o momento).