Seduc abre inscrições para o Programa Líderes Internacionais
Já estão abertas as inscrições para o Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – Ilep 2016), um programa voltado para professores de Inglês que atuam em escolas públicas, com o objetivo de aperfeiçoar o ensino do idioma. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Conselho Nacional de Educação (Consed) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor).
O curso, com duração de cinco meses, será ministrado no primeiro semestre de 2016, nos Estados Unidos. As inscrições, incluindo todos os documentos, devem ser enviadas até as 23h59, do dia 20 de março de 2015, para o e-mail cefor.seduc@gmail.com. Estão disponíveis para download, no portal da Seduc, os modelos dos seguintes documentos obrigatórios: curriculum vitae, formulário de inscrição e Formulário 2016 Institutional Support and Reference Form.
O programa tem como principais objetivos melhorar a experiência dos professores na sua disciplina e equipá-los com uma compreensão mais profunda da melhor prática de métodos de ensino, planejamento de aulas e tecnologia instrucional; desenvolver relações produtivas e duradouras e compreensão mútua entre os Estados Unidos e professores internacionais e alunos; contribuir para a melhoria do ensino nos países participantes, preparando os professores para, na volta para casa, aplicar e compartilhar suas experiências e habilidades com seus pares e alunos.
“Esse programa visa qualificar os professores de Língua Inglesa, aperfeiçoando práticas de ensino e linguagem, além da utilização de novas tecnologias educacionais”, enfatizou Roberto Silva, coordenador do Cefor.
Intercâmbio - Estratégias de intercâmbio cultural entre o Estado e a Embaixada dos Estados Unidos foram discutidas na reunião entre o governador Simão Jatene e o Adido Cultural da Embaixada dos Estados Unidos, Walter Kerr, na tarde de terça-feira (10), em Belém. O objetivo é ampliar oportunidades de capacitação em instituições fora do Estado, reforçando o Pacto pela Educação do Pará, beneficiando professores e alunos. O encontro teve ainda a participação do secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes.
Outra excelente oportunidade de intercâmbio é para estudantes do Ensino Médio e professores da rede estadual de ensino, que receberão bolsa para fazer intercâmbio linguístico e cultural em escolas públicas canadenses. No último dia 4 de março, o secretário Helenilson Pontes assinou memorando de entendimento com a Associação Canadense de Escolas Públicas – Internacional (ACP-I) e a organização não governamental (ONG) Language Canada.
O documento pretende garantir a assistência mútua em matéria de educação nas áreas de aprendizado da Língua Inglesa, o intercâmbio e a gestão de escolas públicas. O Pará é o quarto Estado brasileiro a promover intercâmbio com o Canadá para estudantes de escolas públicas. São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco têm o mesmo programa, destinado somente a alunos.