Tecnologia ajuda a reduzir emissão de carbono da agricultura familiar
Os agricultores familiares do município de Ulianópolis acabam de receber um conjunto formado por trator de 215 cv e um triturador de capoeira capaz de limpar uma área de um hectare com quatro anos de pousio em apenas quatro horas de trabalho. O equipamento foi entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e faz parte das ações do programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) no Estado.
Tradicionalmente, a limpeza de áreas de capoeira é feita pelo sistema de queima, o que resulta em grande emissões de CO2 para o ambiente, fora o risco de que a queimada se alastre para além da área delimitada para preparo de lavoura.
Com o equipamento, é possível preparar a terra para os plantios familiares sem se utilizar “um único palito de fósforo”, explica o técnico da Sedap Altevir Rezende, acrescentando que a eficiência da tecnologia já está mais do que comprovada com os testes realizados em Ulianópolis.
Diante da eficácia do método, na próxima semana, a Sedap vai disponibilizar uma patrulha semelhante a esta para os agricultores familiares do município de D. Eliseu. A experiência demonstrativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Ulianópolis.