Novo diretor apresenta atividades do Ciop para Comitê de Gestores da Segurança Pública
O novo diretor do Centro Integrado de Operações (Ciop), tenente-coronel PM Heyder Calderaro Martins, apresentou as diversas atividades e o desempenho do órgão para os membros do Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública (Cigesp), na manhã da última terça-feira (10), na sede do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania, em Belém. O encontro teve a direção do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen da Silva Filho.
Durante a apresentação, o diretor do Ciop destacou a missão principal da instituição, que se destina a receber, classificar e registrar as ligações em caráter de urgência e emergência, acionar adequadamente as equipes que atendem as ocorrências registradas e gerenciar as informações referentes ao atendimento realizado no call center do órgão.
“Cerca de 80% das ocorrências registradas pelo Ciop são de natureza policial militar. O restante se refere às atividades do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Departamento de Trânsito do Pará”, informou o oficial. Segundo ele, “a reunião contribuiu para a socialização de informações técnicas e de dados estatísticos atualizados sobre o Ciop, o que é fundamental para a integração das instituições do Sistema de Segurança Pública, o compartilhamento de recursos e o protocolo de atendimento padrão, em favor dos diferentes serviços prestados à sociedade na área da segurança pública”.
Trotes - De acordo com as informações do diretor, anualmente o Ciop atende aproximadamente 4 milhões de chamadas de emergência e urgência, por meio do número 190. “No entanto, mais de 35% dessas ligações correspondem a trotes, e cerca de 320 mil ocorrências são atendidas na Região Metropolitana de Belém, por intermédio dos órgãos que integram o sistema: as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Pará, Superintendência do Sistema Penitenciário e o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves”, acrescentou o tenente-coronel Calderaro.
O Cigesp visa propor, discutir, analisar e decidir sobre ações de caráter técnico, administrativo e operacional, desenvolvidas pelos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), de forma isolada ou integrada, acompanhando e avaliando seus resultados. Presidido pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, o comitê é formado pelos gestores e dirigentes titulares dos órgãos que fazem parte do Sieds.