Aplicativos móveis são apresentados em fórum nacional de tecnologia
O segundo dia da 109ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 10ª Reunião de Gerentes Técnicos, realizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), por meio da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), foi aberto com a palestra "Aumento de Produtividade com Metodologia Ágil”, proferida por Igor Takenami, da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).
Em seguida, a Prodepa apresentou o Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará (Sisp), utilizado em todas as delegacias para registro de ocorrências e instauração de procedimentos policiais. Atualmente, a empresa está desenvolvendo uma nova versão, chamada Sisp 2.0. "O sistema é compatível com a nova classificação taxionômica do Conselho Nacional do Ministério Público. Para a Polícia isso foi um avanço muito grande", disse Lourenço Monteiro, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa.
A programação da manhã encerrou com a apresentação de aplicativos móveis. A Prodepa apresentou os aplicativos Legispará, Governo Digital e Pará Zap. Na página principal do Legispará estão os tipos de leis do Estado, lista das mais acessadas, últimas publicações e links para a Legislação Federal e o Poder Judiciário. É possível fazer a consulta por um ano específico ou por palavra. A busca geral lista todas as leis com a palavra digitada, tanto estaduais como municipais. Na busca avançada é possível optar pela esfera (estadual, municipal), publicação, espécie e termo.
Identificação - Com o Governo Digital Mobile, o sistema automaticamente identifica onde a pessoa está pelo serviço de geolocalização do smarthphone ou tablet, e registra o usuário, hora, dia, local e o tipo de demanda. A partir daí o sistema tem a possibilidade de incluir uma foto do registro que está realizando naquele momento e escrever uma mensagem para o atendente identificar do que se trata. As demandas feitas pelo usuário ficam registradas na tela do aplicativo para o seu acompanhamento, com o status da reclamação (agendado, solucionado).
Já o Pará Zap é um app corporativo, similar ao Whatsapp, disponibilizado apenas aos funcionários públicos. É um serviço completo de comunicação segura, criptografando a mensagem enviada e removendo-a dos servidores assim que é lida.
Durante a tarde, o tema em debate foi Segurança da Informação, com relatos da situação nos Estados. Também foi apresentado o Programa de Gestão Avançada, pela Prodeb, e definida a pauta do próximo encontro.