Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Cohab e PMB viabilizam moradia para famílias da Comunidade Cubatão

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/03/2015 11h38

A Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e a Prefeitura de Belém vão viabilizar moradia para 57 famílias cujas casas se encontram sob risco de desabamento na Comunidade do Cubatão, área do Projeto Taboquinha, distrito de Icoaraci.

Na manhã desta sexta-feira, 13, a presidente da Cohab, Lucilene Farinha, e o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, estiveram no local e reuniram com as lideranças comunitárias. Eles percorreram a área, que é constituída de estivas, e verificaram a situação precária de diversas habitações. Um levantamento realizado em 2014 pela Cohab definiu que 73 moradias estavam em condições muito precárias, com risco de desabamento. Desse total, 16 famílias já irão receber no final do mês de março novas casas, restando, portanto, outras 57 para atendimento prioritário.

O governo do Estado, por meio da Cohab, juntamente com a Prefeitura de Belém vão viabilizar o aluguel social para essas 57 famílias que estão em situação mais crítica, até que a administração municipal conclua as unidades habitacionais de dois empreendimentos do Programa Habitacional Viver Belém/Minha Casa Minha Vida, localizados nos bairros da Pratinha e Paracuri (Icoaraci).

Segundo o prefeito Zenaldo Coutinho, os empreendimentos devem ser entregues no final de 2015. Enquanto isso, as famílias ficarão recebendo o benefício do auxílio para pagamento de aluguel e já poderão deixar as atuais moradias.

"Estamos dando uma alternativa para essas famílias e se, por acaso, alguém se recursar a sair da área, vamos acionar o Ministério Público, porque a finalidade dessa movimentação é garantir segurança a todas elas. Para isso, estamos oferecendo o aluguel social e disponibilizando unidades habitacionais nos conjuntos que a prefeitura está construindo por meio do Programa Habitacional Viver Belém", ressaltou o prefeito.

Na manhã deste sábado, 14, a Cohab fará nova visita à Comunidade do Cubatão, desta vez acompanhada da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.