Pará apresenta oportunidade de negócios à Alemanha
Os secretários da área de produção do Estado, Alex Fiúza de Mello, de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica; Adenauer Góes, do Turismo; Hildegardo Nunes, de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca, além de representantes da Companhia de Desenvolvimento do Pará (Codec), articulados pelo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, (Sedeme), Adnan Demachki, receberam o novo embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengilman e sua comitiva, em visita oficial ao Pará desde a última terça, 10.
Desde que assumiu a embaixada alemã, no segundo semestre do ano passado, Dirk Brengilman decidiu visitar todos os 27 Estados da Federação, com vistas a uma maior colaboração técnica entre Brasil e Alemanha. Durante o encontro em Belém, Adnan Demachki ressaltou os investimentos nos setores produtivos e em infraestrutura e destacou a importância do Pará estreitar os laços de cooperação internacional com a Alemanha.
“Além do nosso potencial turístico, temos grandes oportunidades para apoios técnicos na área de fármacos, fontes de energia renováveis, bioenergia e agronegócio’’, observou o titular da Sedeme.
A comitiva alemã teve a oportunidade de conhecer as potencialidades do Pará e sinalizou com possíveis parcerias em diversas áreas, sobretudo em alianças bilaterais envolvendo programas de ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento sustentável, gastronomia e energia, considerando a geração de fontes renováveis, a exemplo de sistemas eólicos e solares.
A secretária adjunta da Sedeme, Maria Amélia, apresentou uma visão geral sobre os grandes atributos naturais e os diferenciais do Pará, ressaltando desde a localização estratégica do Estado, de entreposto para o comércio mundial, à profissionalização das cadeias minerais, florestais e turismo, passando pelos parques de Ciência, Tecnologia e Informação, instalados em Belém, Santarém e Marabá.
Hildegardo Nunes lembrou que a Sedap já mantém um acordo de cooperação com a Universidade Federal da Baviera e mostrou interesse particular pelo Programa de Qualidade para Produtos Agrícolas, desenvolvido pelo Instituto LFL, mantido pela instituição alemã. “Esse programa se adequa a nossa realidade e à necessidade de termos um controle de qualidade, principalmente da produção artesanal’’, destacou o secretário.
Ao final do encontro, atendendo a pedido da embaixada alemã, o secretário Adnan Demachki delegou à adjunta da Sedeme, Maria Amélia Enriquez, a missão de apresentar as principais áreas de investimentos e oportunidades de negócios no Pará a 25 diplomatas e 35 servidores que compõem o quadro da embaixada alemã em Brasília e mantêm conexão direta com os ministérios do governo federal alemão. O encontro na capital federal ainda será agendado.
“Nós temos profundo desejo de intensificar os laços industriais e científicos entre Alemanha e o Brasil. Nossa visita foi muito produtiva e saímos daqui com a determinação de continuar esse diálogo. Como disse nosso embaixador, é preciso cruzar os limites entre as entidades e os assuntos. Não separar desenvolvimento sustentável da economia e da energia. Eses temas devem convergir numa só direção’’, afirmou Bernd Kuhbier, adido da Marinha Alemã.
A comitiva recebeu presentes do Polo Joalheiro do Pará, que trabalha joias e artesanatos paraenses, das mãos do titular da Sedeme, Adnan Demachki. Os diplomatas retornaram à Brasília na noite de quarta-feira, mas devem voltar à região Norte, retomando o roteiro de visitas oficiais pela cidade de Manaus. O novo embaixador já conheceu São Paulo e Minas, entre outros Estados.
A visita dos representantes do governo alemão foi intermediada pelo gabinete do governador Simão Jatene, que recebeu a comitiva no dia 10, assim que a comitiva chegou à capital paraense. Na oportunidade, Jatene destacou que o Estado está sempre de portas abertas para qualquer parceria que promova o desenvolvimento e benefícios à população paraense.