Fluxo de consultas, exames e leitos será tratado em seminário e oficina pela Sespa
Os processos de regulação que vão desde o acolhimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ao agendamento de consulta, exames e internações farão parte do debate central do 1º Seminário Estadual de Regulação em Saúde, que acontece no dia 15 de abril, e da 1ª Oficina Estadual de Regulação em Saúde, que ocorre nos dois dias seguintes, ambos na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), na capital paraense.
Organizados pela Diretoria de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde (DDASS) da Secretaria de Estado de Saúde Pública, os dois eventos têm como público-alvo os técnicos das Coordenações de Atenção Básica e da Regulação em Saúde dos municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara. De forma específica, as atividades vão reforçar a necessidade de revisar e atualizar protocolos de acesso às consultas e exames especializados e internações em serviços de média e alta complexidade no âmbito da Região Metropolitana.
Para efetuar as inscrições, os profissionais de saúde interessados em participar devem acessar o banner virtual dos dois eventos que se encontra disponível na parte superior direita do site oficial da Sespa (www.saude.pa.gov.br). O conteúdo oferece os formulários de inscrições, as programações e a distribuição de vagas para o seminário e oficina, que foram divididas entre representantes de municípios, hospitais e demais áreas técnicas indicadas pela organização das atividades.
Segundo informe técnico do DDASS, o 1º Seminário Estadual de Regulação em Saúde será desenvolvido em um único dia com a participação de representantes dos três entes federados – municípios da Região Metropolitana, Estado e Ministério da Saúde. Somadas às experiências sobre regulação, as pautas discorrerão sobre os componentes de referência das redes temáticas, como as de urgência e emergência, e linhas de cuidados prioritárias, a exemplo do programa Rede Cegonha.
Nos dois dias seguintes, a 1ª Oficina Estadual de Regulação em Saúde debaterá os protocolos de acesso às consultas, exames e serviços de alta complexidade em Oncologia, Cabeça e Pescoço e Neurologia, entre outras, com a finalidade de aperfeiçoar o acesso da população aos serviços de saúde, buscando a alternativa assistencial adequada e em tempo oportuno, para as necessidades do cidadão usuário do SUS.
Para os organizadores das duas atividades, o processo regulatório demanda aperfeiçoamento contínuo para que esteja adequado às necessidades da população, as quais devem ser de conhecimento dos gestores para que providenciem a alocação de recursos da forma mais justa.
Serviço: 1º Seminário Estadual de Regulação em Saúde, dia 15 de abril, e 1ª Oficina Estadual de Regulação em Saúde, nos dias 16 e 17 de abril, ambos em tempo integral. Local: Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em Belém. Inscrições e informações no banner virtual disponível no site www.saude.pa.gov.br.