Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa leva alegria do circo aos doadores de sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/03/2015 15h13

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com o Circo Moscow, que está em cartaz em Belém no Parque de Exposições do Entrocamento, promoverão campanha de incentivo à doação de sangue na próxima quinta-feira, 26, de 9h às 18h, no hemocentro coordenador e na estação de coleta Hemopa - Castanheira, localizada no térreo da passarela Pórtico Metrópole, na BR 316.

O circo presenteará os voluntários que doarem sangue neste dia com um ingresso de cortesia para uma sessão em qualquer data e horário. Além disso, apresentações especiais de palhaços, contorcionistas, laços e chicotes, percha e malabares serão feitas para os doadores de sangue.

"O Circo Moscow procura se envolver em causas sociais nas cidades por onde passa. Geralmente promovemos campanhas de incentivo à doação de sangue e auxílio no atendimento de crianças com câncer", conta Jaison Jankee, diretor do circo.

O envolvimento do Circo Moscow com causas sociais começou em 1984, após um dos integrantes da equipe circense sofrer um acidente automobilístico enquanto a caravana mudava de cidade. "Nosso companheiro precisou de muitas doações de sangue e nós o salvamos. Nos mobilizamos e fomos ao hemocentro mais próximo. Neste dia percebemos a importância deste ato e abraçamos esta causa. Já fizemos campanha de incentivo à doação de sangue até na Argentina, quando nos apresentamos em Bueno Aires, em 1998", conta, Jaison.

Para Cida Salgado, assistente social da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, a parceria com o Circo Moscow é oportuna porque lembra o dia 27 de março, Dia do Circo, e abastece o banco de sangue do hemocentro em um período em que as doações tendem a diminuir por causa do período chuvoso. "Durante o inverno amazônico as doações de sangue diminuem porque a locomoção ao hemocentro é dificultada, então estímulos como este são sempre bem vindos", explica Cida. Durante o inverno amazônico, as doações no Hemopa costumam cair, em média, 30%.

Quem pode doar sangue:
Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menor de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.

Serviço:
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.

Estação de Coleta Hemopa-Castanheira, fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.

<