Militares da Marinha reforçam banco de sangue do Hemopa para o Círio
Outubro ainda não chegou, mas as iniciativas de solidariedade em torno do Círio de Nossa Senhora de Nazaré já começaram. Durante toda esta semana, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval e em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha do Estado do Pará (Soamar-PA), promove campanha de doação de sangue na sede da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), por conta da festividade religiosa.
Segundo o diretor do Hospital Naval de Belém, Dr. Garcia, a ideia da campanha é ajudar a Fundação a suprir a demanda por bolsas de sangue nesse período tão crucial para o estoque estratégico do hemocentro e tão importante para os paraenses. “Ao longo da semana, teremos cerca de 100 fuzileiros fazendo doações todos os dias no Hemopa. Essa já é a terceira mobilização que fazemos só neste ano para intensificar as doações de sangue”, ressalta.
“Para incentivar a doação de sangue, promovemos palestras para esclarecer todas as dúvidas sobre o processo e mostrar a importância desse ato, pois com isso eles podem ajudar não só as pessoas anônimas que necessitam de transfusão, mas amigos e familiares que um dia também podem vir a precisar”, destacou o médico.
A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, evidencia que a Marinha do Brasil tem sido um importante parceiro do hemocentro. “Eles colaboram com a gente durante todo o ano; já possuem um calendário fixo de doação de sangue que é seguido religiosamente. São heróis anônimos que têm feito a diferença na vida de centenas de pessoas”.
A presidente da Soamar-PA, Sônia Guedes, ressalta que a Marinha tem o compromisso de, quatro vezes ao ano, mobilizar os seus militares para doarem sangue. “Essa campanha dá continuidade ao calendário anual, em que promovemos e incentivamos a doação de sangue para suprir a demanda dos hospitais nos períodos festivos - carnaval, quadra junina, Círio e festas de fim de ano - para elevar o estoque do Hemopa”.