Rumos da saúde pública serão discutidos em Belém durante plenária
O Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES) realiza nesta sexta-feira, 27, e sábado, 28, no auditório do hotel Beira Rio, em Belém, a Plenária Popular Norte, que dá início à fase de mobilização popular para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, programada para novembro deste ano, em Brasília. O objetivo da atividade é aproximar a população do processo de organização da conferência nacional por meio do incentivo à participação nas fases municipais e estaduais. A plenária também será uma forma de motivar os envolvidos no empenho por mais recursos para a saúde, pela vinculação orçamentária e pela maior articulação dos grupos de controle social.
Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a 15ª Conferência Nacional de Saúde pretende ampliar a base social deste importante espaço democrático. O desafio é incluir novas vozes no debate em defesa da efetivação do direto à saúde pública de qualidade.
Última das plenárias populares regionais que vem acontecendo em cinco regiões distintas do país (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte) no decorrer deste mês, a atividade em Belém não fugirá à regra das demais. O objetivo é sobretudo trazer para a pauta dos debates segmentos ainda pouco representados nos espaços de controle social, como movimentos de mulheres, idosos, população do campo e da floresta, juventude, população negra, quilombolas, LGBT, pessoas em situação de rua e com deficiências, entre outros.
Participarão do evento os Coordenadores Estaduais de Plenária da Região Norte e representantes dos Conselhos de Saúde dos municípios, movimentos de educação popular para a saúde, movimentos religiosos e de qualidade de vida e bem-estar, além de representantes dos diversos segmentos ligados ao SUS.
Serviço: Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na sede do Conselho Estadual de Saúde, situado na avenida Conselheiro Furtado, 1086, entre as travessas Serzedelo Corrêa e Doutor Moraes, bairro Batista Campos, em Belém, assim como pelos telefones 3202-9604/05 e e-mail ces.para@yahoo.com.br.