CAR Fundiário será apresentado ao Comitê Gestor dos “Municípios Verdes”
Nesta quarta-feira, 25, o presidente do Instituto de Terras do Pará, Daniel Lopes participa da reunião do Comitê Gestor dos “Municípios Verdes”, que acontece a partir das 9 horas, na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). Na ocasião, ele apresentará o programa Cadastro Rural Fundiário, um moderno sistema de base digital que será implantado pelo governo paraense para avançar no processo de regularização fundiária do Estado e agilizar o trâmite dos processos em andamento no Instituto, além de funcionar como um banco de dados de referência e inovador do setor.
A reunião terá a participação de integrantes do Comitê Gestor, além de prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente. Atualmente, 102 municípios integram o Programa Municípios Verdes, que tem por finalidade combater o desmatamento no Estado e fortalecer a produção rural sustentável. O encontro é realizado a cada três meses para avaliar as ações do programa.
O CAR Fundiário é um modelo ampliado do Cadastro Ambiental Rural, em execução pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Ssustentabilidade (Semas), para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. Mas enquanto no CAR existem em torno de 60 itens para consulta, o CAR Fundiário vai englobar o dobro de informações, envolvendo dados pessoais, cadastro de imóveis, atividades econômicas, cobertura vegetal, pesquisa de campo, mapas etc.
O programa, que representa uma nova fase no processo de regularização fundiária no Estado, vem sendo apresentado a diversos segmentos institucionais e produtivos do Pará para avaliação e parceria.
<