Centro de Convenções de Marabá já tem 95% das obras concluídas
Em breve a população de Marabá, na região sudeste do estado, vai poder comemorar a realização de um anseio antigo. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) já concluiu 95% dos trabalhos naquele que será o maior e mais moderno Centro de Convenções da região e o segundo maior do estado. Com capacidade para realizar dezenas de eventos simultaneamente e atender a mais de 15 mil pessoas, quando concluído o Centro de Convenções de Marabá vai funcionar como um novo atrativo econômico pra região, com o chamado turismo de eventos.
Segundo a empresa Quadra Engenharia Ltda, construtora responsável pela obra, este será o segundo maior centro paraense criado para receber eventos de todos os portes, ficando atrás somente do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, localizado em Belém. No momento, cerca de 75 operários trabalham nos serviços de acabamento, como instalações elétricas e hidráulicas, sistema de climatização, pintura, pisos e outros serviços na área interna. “Como sempre acontece nessa época do ano, tivemos que desacelerar um pouco o ritmo por causa do período de chuvas. Mas estamos trabalhando para entregar a obra até julho,” explicou o engenheiro da Sedop, Arnaldo Dopazo.
Estrutura
O Centro de Convenções de Marabá foi divido em quatro blocos, com amplos e modernos espaços para realizar vários eventos simultaneamente. No primeiro, um grande galpão de quase cinco mil metros quadrados para realização de feiras, shows e eventos já está quase pronto. O espaço, com capacidade para 10 mil pessoas, terá ainda palco, bar, camarins, instalações sanitárias copa e entrada exclusiva para artistas, músicos e equipes.
O bloco administrativo possui dois pavimentos. No térreo funcionarão a praça de alimentação, vestiários, sala de conforto dos funcionários e recepção. No pavimento superior vai funcionar a administração do Centro com sala de treinamento, instalações sanitárias, copa e salas administrativas.
O bloco do teatro e salão multiuso também se divide em dois pavimentos. No térreo funcionarão dez salas multiuso com capacidade para receber até 400 pessoas. No pavimento superior, há um teatro com 1.000 lugares. E por fim, o bloco do auditório, com capacidade de 520 pessoas, sendo que este poderá subdividir-se em cinco módulos de 104 lugares cada, abrigando também palco e área de circulação.
O Centro de Convenções de Marabá está localizado na rodovia Transamazônica, no bairro Nova Marabá, em um terreno de 35 mil metros quadrados, dos quais 13.200 são de área construída. Para o operário da construção civil Jonias Lima, um dos mestres encarregados dos trabalhos no canteiro de obras, é um orgulho fazer parte deste projeto. “Nunca tinha trabalhado numa construção desse porte e uma das coisas que nos deixa muito orgulhosos é que nossa mão de obra é toda marabaense, o que valoriza o nosso trabalho. As obras do governo têm beneficiado diretamente muitas famílias”, declara.