Visita Monitorada é ferramenta para conhecer história da Estação das Docas
Resultado da revitalização da área portuária de Belém, a Estação das Docas é um dos lugares mais procurados por quem visita a capital paraense. Inaugurado em 2000, o complexo turístico e cultural agrega, em um só lugar, opções de gastronomia, compras e lazer. Para atender os visitantes, a Organização Social Pará 2000, que administra o espaço, criou a Visita Monitorada. Por meio desse serviço, que é gratuito e realizado duas vezes ao dia, às 11h e às 17h, o visitante tem a oportunidade de conhecer a história do complexo, além de ter acesso à programação cultural e outros serviços oferecidos pela Estação.
A visita guiada pelos orientadores de público inicia no Boulevard das Artes (Armazém 1), onde está instalada a exposição permanente “Memorial do Porto”, que através de peças e imagens, conta história da navegação paraense; segue pelo Boulevard da Gastronomia e pelo Boulevard de Feiras e Exposições até chegar ao Teatro Maria Sylvia Nunes. No percurso pela orla, o visitante pode observar, ainda, os guindastes datados do século XX, que vieram dos Estados Unidos e são a marca registrada do complexo turístico, e a máquina a vapor que fornecia energia para os equipamentos do porto, em meados de 1800.
Nesta quinta-feira, 26, um grupo catarinense vindo de Balneário Camboriú pode conhecer de forma diferenciada a Estação das Docas. “Quem chega aqui pela primeira vez, tem a oportunidade de conhecer melhor o espaço, o que deixa o passeio muito atrativo. Eu pensava que a Estação era apenas um lugar com restaurantes, pois essa era a dica que recebia, mas com a visita pude ver que tem muito mais, como as lojas e o palco deslizante. Fiquei impressionada com o teatro, é lindo!”, contou a aposentada Sandra Werner, 63 anos.
“Além de turistas, a Visita Monitorada é ideal para grupos escolares e entidades que desejam conhecer melhor o complexo turístico. Nossos orientadores, que são bilíngues, estão a postos para atendê-los e fornecer informações sobre a Estação”, pontua a gerente de Marketing da Estação das Docas, Isa Arnour.
A Visita Monitorada é gratuita e ocorre diariamente, às 11h e às 17h, com saída do Memorial do Porto, no Armazém 1, mas também pode ser agendada previamente, via e-mail: agendamento@estacaodasdocas.com.br. O serviço é gratuito. Informações: (91) 3212-5525.