Campeão de MMA visita o polo Pro Paz Mangueirão
Cerca de 250 crianças e adolescentes atendidos pelo Pro Paz e que participam das atividades do turno vespertino no polo Mangueirão receberam uma visita especial nesta quinta-feira, 26. O lutador Rogério Nogueira, mais conhecido como Minotouro, famoso por suas vitórias no Mixed Martial Arts (MMA), esteve no Estádio Olímpico para conhecer o programa e seus integrantes.
Medalhista de bronze na modalidade boxe dos Jogos Pan-Americanos de 2007, na categoria super-pesado, Rogério Minotouro é dos grandes nomes do MMA brasileiro, com lutas dentro e fora do Brasil. Suas principais habilidades são o jiu-jítsu, muay thai e a luta olímpica. Ele e seu irmão gêmeo, também lutador, Rodrigo Minotauro, estão em Belém para um evento da modalidade que disputam, que é apoiado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Seel).
Minotouro foi recebido pela titular da Seel, Renilce Nicodemos; pelo presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, e pelo coordenador do programa Pro Paz Nos Bairros, o ex-jogador de futebol Zé Augusto.
Para Renilce, ações como essa funcionam como um estímulo para os futuros atletas. “Trouxemos o Minotouro aqui para que vocês vejam que independente de suas origens e dificuldades, nada os impede se tornarem grandes campeões no futuro, desde que queiram vencer. E é esse o trabalho que procuramos fazer neste polo: o de preparar jovens vencedores”, incentivou a secretária.
Minotouro aproveitou para chamar a atenção da garotada para a questão da disciplina. “Essa é a receita que vai ajudá-los a serem campeões. Uma criança que obedece aos seus pais e seus mestres, que aprende a ter disciplina, seja no esporte, na escola ou na vida, será um adulto muito melhor”, aconselhou o atleta, que começou a lutar aos quatro anos, em sua cidade natal, Vitória da Conquista (BA). “Estou muito feliz em estar aqui e percebo que esse é um projeto muito envolvente e tem um grande alcance social”, completou.
Durante o período em que esteve no Polo Pro Paz, Minotouro fez várias demonstrações das técnicas usadas no octógono e desafiou os instrutores de artes marciais que atuam no programa, como também alguns dos alunos. Ao final das apresentações, ele ainda teve fôlego para enfrentar a maratona de fotografias e autógrafos com os fãs.
O programa Pro Paz atende atualmente cerca de 500 jovens, com idades entre 8 e 18 anos, nos turnos da manhã e à tarde. O Polo Mangueirão tem parceria com a Seel e com as Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e de Educação (Seduc).