Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional de Santarém conclui Integração Acadêmica com estudantes e profissionais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/03/2015 13h20

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) já concluiu as atividades da Primeira Integração Acadêmica 2015. O evento abriu as oportunidades de estágio para alunos de várias universidades públicas e privadas, inclusive da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que mantém o curso de Medicina em Santarém, no oeste paraense. Iniciada em fevereiro deste ano, a Primeira Integração Acadêmica reuniu nas várias etapas 931 acadêmicos, professores e coordenadores de outros profissionais que pretendem desenvolver atividades de extensão nas dependências do hospital, administrado pela Pró-Saúde, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O HRBA tem se firmado no norte do Brasil como referência em diversos serviços de média e alta complexidade, notadamente o Serviço de Oncologia, e vem se consolidando, desde 2013, na área de Ensino e Pesquisa, recebendo por mês, em média, 300 acadêmicos de cinco universidades instaladas em Santarém.

Segundo Claudiléia Pereira Galvão, coordenadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do hospital, o processo de integração acadêmica é requisito obrigatório para a realização das atividades de ensino. “É o momento em que o HRBA difunde informações sobre normas, diretrizes e rotinas – todas importantes para o controle de infecção hospitalar, segurança no trabalho, identificação para acesso ao hospital, utilização do prontuário do paciente, entre outras rotinas”, declarou.

Formação - Participaram da Primeira Integração estudantes das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), matriculados nos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Radiologia, Farmácia, Serviço Social, Educação Física, Pedagogia e Administração. O maior número de acadêmicos atuando no HRBA é do curso de Medicina, e os da Uepa são em maior número. Acadêmicos da Uepa aderiram à integração e destacaram a importância do evento para a melhoria da formação profissional no âmbito do hospital.

Segundo o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi, essa apresentação é essencial para o desenvolvimento dos futuros profissionais. “Hoje, além de ser uma referência assistencial em média e alta complexidade, o HRBA também se destaca na Região Norte do País como um hospital formador de profissionais em saúde. Isso vai ao encontro dos requisitos da nossa missão, que é formar profissionais para atuarem nos municípios do oeste do Pará, extremamente carentes de profissionais e com serviços de baixa resolutividade. Com esse trabalho, estamos construindo um futuro muito melhor para a Saúde da nossa região”, concluiu o diretor.