Apicultores de Santa Bárbara vão colher mais de uma tonelada de mel
Em Santa Bárbara, nordeste paraense, agricultores familiares vêm encontrando na apicultura uma nova alternativa de renda. Um diagnóstico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) demonstra que a região é propícia para a atividade, que hoje é desenvolvida com 19 apicultores, todos mapeados por meio do Programa Nacional de Georreferenciamento (PNGEO), criado pela Emater paraense e que serve de referência para outros estados brasileiros.
Organizados em cooperativa, os agricultores integram a Pará Mel, que este ano vai colher a primeira safra, no período do verão, estimada em mais de uma tonelada de mel. O sucesso na produção tem a interferência da Emater, que identificou as potencialidades da região apontando os melhores locais para a prática da atividade apícola como localização de caixas para a criação das abelhas e o manejo adequado dos apiários. “Aqui na minha propriedade tenho 15 caixas de abelha. Somente na última safra colhi 150 litros de mel e percebi que a atividade é bastante lucrativa, por isso pretendo aumentar a criação de abelhas e envolver toda a família”, conta o agricultor Samuel Cordeiro.
A produção de mel desenvolvida pela Pará Mel em Santa Bárbara é orgânica, visto que a coleta é feita em áreas que não sofre a influência de lixões ou agrotóxicos. “Conseguimos identificar isso por meio do georeferenciamento. Também é papel da Emater treinar os apicultores para serem multiplicadores das informações que identificam a melhor forma de desenvolver a atividade”, diz Wanderley Ribas, técnico da Emater.
Segundo Paulo Said, presidente da Pará Mel, a cooperativa trabalha adotando técnicas, entre as quais a produção de abelhas rainha, que vão ser entregues aos apicultores para melhorar a atividade. “Já estamos com o espaço pronto para a produção das rainhas, faltam apenas algumas adequações. Nossa expectativa é acessar políticas públicas e comercializar nossa produção para a merenda escolar”, diz o apicultor.
Santa Bárbara foi o município escolhido para uma experiência inédito de chipagem de abelhas, que busca identificar porque elas estão desaparecendo no mundo. A abelha ajuda na preservação da fauna e principalmente da flora por ser um agente polinizador e garantir a proliferação das espécies. “Além disso, o mel é rico em diversas propriedades essenciais ao desenvolvimento humano, como vitaminas eminerais, e tem amplo uso na indústria farmacêutica e cosmética”, afirma Ribas.