Escolas tem até esta terça-feira para aderir ao Projeto Jovem de Futuro
Termina nesta terça-feira, 31, o prazo para que escolas públicas estaduais dos municípios de Santarém, Marabá e da Região Metropolitana de Belém se inscrevam no Programa Jovem de Futuro, desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco. A iniciativa visa intensificar programas e projetos voltados para a aprendizagem de conteúdos escolares por estudantes do Ensino Médio. Informações e orientações para adesão ao programa estão disponíveis no Portal Seduc (www.seduc.pa.gov.br).
A partir de agosto, o Programa Jovem de Futuro, em novo formato para o ano letivo de 2015, estará presente nas escolas como uma ação estratégica de gestão escolar, com o objetivo de alcançar resultados na aprendizagem ede forma a tornar o ambiente escolar mais atraente para os alunos do Ensino Médio”, afirma o secretário de Educação, Helenilson Pontes, acrescentando que o programa contribui para o combate à evasão escolar e para fortalecer a preparação dos estudantes para avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Pelo Jovem de Futuro, os gestores escolares receberão capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, monitorar e avaliar a proposta de melhoria de resultados, a partir da mobilização da comunidade escolar, de maneira a garantir que os jovens ingressem, alcancem bom desempenho e terminem o Ensino Médio nas escolas estaduais. O Programa Jovem de Futuro tem como diretrizes a participação, diversidade, eficiência, inovação e gestão democrática participativa.
Seleção - Em Santarém, Marabá e Região Metropolitana de Belém serão selecionadas 100 escolas estaduais, que serão divididas - mediante sorteio - em 50 Escolas de Tratamento e 50 de Controle. As Escolas de Tratamento receberão por dois anos a assessoria técnica oferecida pela Seduc e o Instituto Unibanco, e as Escolas de Controle executarão seus programas sem esta assessoria. Ao final da execução do “Jovem de Futuro”, será avaliado o resultado do conjunto de ações propostas e realizadas pelo programa nas Escolas de Tratamento, comparando-se com os resultados nas Escolas de Controle.Na sequência, estas últimas receberão o mesmo acompanhamento oferecido às de Tratamento.
Cada escola selecionada escolherá uma dupla de gestores, formada obrigatoriamente pelo diretor e o coordenador pedagógico, para participar do curso Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem, oferecido pela Seduc e o Instituto Unibanco. “É importante que as escolas façam sua adesão ao ‘Jovem de Futuro’, para que juntos possamos trabalhar a gestão escolar, fazendo com que os programas e projetos pedagógicos, em cada uma delas, possam ser dinamizados e, assim, contribuir muito mais para a aprendizagem dos alunos, no contexto de enfrentamento da evasão escolar”, informou Michely Alves, coordenadora do Programa Jovem de Futuro – Pará, pela Seduc.