Seduc inicia inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro
Começam nesta quinta, 01, as inscrições do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados. Estão aptos a participar a seleção estudantes matriculados do 2º ou 3º anos do ensino médio ou o 2º, 3º e 4º ano do ensino técnico em escolas públicas ou particulares.
Segundo Luíza Araújo, especialista em educação e coordenadora estadual do programa, três estudantes serão selecionados entre as escolas estaduais que participarão desta edição do Parlamento Jovem. “A partir dessa experiência, os alunos vão ter uma noção maior de democracia, o que é de suma importância para a sua vivência na sociedade. Trabalhar a cidadania na escola é o maior objetivo do projeto”, reiterou.
Os estudantes ao realizar as suas inscrições devem mandar um projeto de lei pensando na realidade do Brasil de modo que sirva como solução de problemas e possíveis alternativas sobre qualquer tema. Depois disso, basta preencher os documentos necessários.
O prazo de seleção na Secretaria de Educação (Seduc) ocorre entre 15 de junho a 3 de julho e a divulgação dos pré-selecionados nos portais da web será no período de 03 a 06 de julho. A convocação dos estudantes pré-selecionados para realização da inscrição eletrônica no sistema da Câmara dos Deputados para a seleção final vai de 06 a 12 de Julho. A divulgação do resultado final é 17 de agosto.
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuem literalmente como Deputados Jovens.
Durante o período da Legislatura (período de permanência dos alunos na Câmara dos Deputados) prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções.
O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados, ou seja, o jovem tem noções de leis e regras que regem o parlamento brasileiro.
Para se inscrever, os candidatos devem ter entre 16 anos e 22 anos de idade, ter nascido entre 26/09/1992 e 20/09/1999, e não ter participado de nenhuma edição anterior do Parlamento Jovem Brasileiro. A mobilização é da Seduc em parceria com o parlamento mas a vontade de atuar e desenvolver algo que possa mudar a realidade do país é toda do estudante.
Serviço
As inscrições para o Parlamento Jovem vão do dia 1 de abril até o dia 12 de junho e podem ser feitas no site da Câmara dos Deputados: www.camara.leg.br/pjb
Com a colaboração de Bruno George Barbosa