Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Museu do Estado recebe exposição sobre o cotidiano amazônico

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/04/2015 15h10

Nesta quarta-feira (8), o Museu do Estado do Pará (MEP) recebe a exposição “Da vida inventada”, do artista Paulo Andrade, com vernissage às 19h30 e visitação até o dia 2 de maio.

A mostra traz ao público 20 telas de tamanhos variados, feitas no decorrer de 2014 e início deste ano, com a temática trabalhada pelo artista o longo de sua carreira: o imaginário popular da Amazônia. Nas telas estão presentes os detalhes observados por Paulo no cotidiano do caboclo amazônico, como os objetos feitos com miriti, aspectos do Círio, barcos, bandeirinhas, além da arquitetura.

Para ele, os objetos “representam uma alegria que não é verdadeira, já que o caboclo amazônico tem uma vida miserável, por isso, a vida inventada". Como fontes, Paulo cita a própria cidade de Belém, o mercado do Ver-o-Peso, a Ilha de Mosqueiro e o Arquipélago do Marajó. “Encontrei tanto na capital como no interior algumas similaridades nas suas vivências, as quais estão presentes nas minhas obras”, destaca o artista.

Paulo afirma, ainda, que seus trabalhos ganharam um “plus”, com a exposição no MEP. “O Museu tem um quadro meu em seu acervo, e tenho uma relação de proximidade com o espaço, sempre o visitei”, diz o artista. Para 2016, ele já está pensando em trazer temas cotidianos, como a arquitetura abandonada, a miséria e o trânsito.

Serviço: Abertura da exposição “Da vida inventada”, de Paulo Andrade, dia 8 de abril, às 19h30, com visitação até o dia 2 de maio. Local: Museu do Estado do Pará (Galeria Manoel Pastana). Endereço: Palácio Lauro Sodré, Praça D. Pedro II, s/n – Cidade Velha. Informações: 4009-9812/9331.