Setur entrega equipamentos e inventários a cidades da rota Belém-Bragança
O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, entregou nesta segunda-feira (6) os novos computadores e também inventários turísticos que contribuirão para o fortalecimento da gestão pública do turismo em quatro municípios que compõem a rota turística e cultural Belém-Bragança. A ação faz parte do projeto estruturante da rota, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio da Diretoria de Políticas em Turismo, que inclui também medidas de infraestrutura, capacitação profissional e qualidade na produção associada ao turismo, entre outras.
“A rota turística Belém-Bragança, que hoje é ação prioritária do governo do Estado, é um novo eixo de desenvolvimento econômico desta região e do Pará com a 'liga' fornecida pelo turismo e sua transversalidade produtiva”, disse Adenauer Góes.
Foram entregues computadores aos municípios de Bragança, Nova Timboteua, Peixe-Boi e Tracuateua, sendo que estes dois últimos também receberam os respectivos inventários da oferta turística, produzidos pela Setur. “Com esse trabalho da rota turística Belém-Bragança e olhar do turismo estamos enxergando quais são os elos faltantes na cadeia produtiva, e por meio dela, podemos fazer as induções e intervenções necessárias em infraestrutura, produção associada e pequenos empreendimentos”, explicou a diretora em Políticas de Turismo da Setur, Fátima Gonçalves.
A ação do governo do Estado incluiu ainda a entrega do Cheque Moradia, programa coordenado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), para 80 famílias dos municípios de Bragança (20), Tracuateua (30), Nova Timboteua (29) e Peixe-Boi (uma). As casas de taipa (feitas de madeira e barro) onde elas moram atualmente serão substituídas por casas de alvenaria com 30 metros quadrados, com pátio, sala, quarto, cozinha e banheiro.
Como todas dispõem de terrenos amplos, as unidades básicas poderão ser ampliadas de acordo com a necessidade de cada família. O valor entregue, de R$ 14,1 mil, deve ser usado na aquisição de material de construção, em duas etapas.
Para execução do projeto, a Cohab atua com uma equipe multidisciplinar composta por engenheiro, arquiteta, pedagoga e assistente social. A segunda etapa do programa Cheque Moradia na Rota Turística deverá contemplar os municípios de Igarapé-Açu e São Francisco do Pará, além da Vila do Apeú, em Castanhal.