Detran não registra acidentes graves em Salinas na Semana Santa
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) não registrou nenhum acidente grave nas áreas cobertas pelos agentes do órgão no município de Salinópolis, nordeste do Pará, uma das localidades mais procuradas por quem buscou curtir final de semana longe de Belém, durante o feriado prolongado. De acordo com a Diretoria Técnica e Operacional, as ocorrências registraram apenas acidentes com prejuízos materiais.
Segundo o agente de trânsito Ivan Feitosa, coordenador das ações de fiscalização em Salinas, o maior movimento ocorreu no domingo. “Foi um feriado tranquilo, sem ocorrências mais graves, apesar de algumas atitudes recorrentes por parte dos condutores”, avaliou. Entre as principais infrações, o coordenador destacou o não uso do cinto de segurança, o licenciamento atrasado, motociclistas dirigindo sem capacete, excesso de lotação e o transporte irregular de pessoas.
“Os condutores já entenderam que há o espaço destinado a eles nas areias do Atalaia e não temos mais problemas desse tipo. A principal questão hoje são os condutores de quadriciclos que insistem em transitar fora da área delimitada ou menores dirigindo este tipo de transporte. Foi necessário intensificar essa fiscalização, autuar os condutores e fazer a remoção dos veículos. É preciso estar alerta a esta situação, pois sempre há o risco de acidentes graves”, acrescentou o agente.
Autuações - Apesar da tranquilidade, durante as operações realizadas com etilômetros ainda na sexta-feira (3), dois condutores apresentaram índice acima de 0,34 miligramas de álcool, o que configura crime de trânsito e, de acordo com o estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil e apresentados ao delegado de plantão para a instauração dos procedimentos de Polícia Judiciária.
Durante as operações integradas, realizadas ao longo do sábado, agentes do Detran auxiliaram na identificação de um veículo que havia sido roubado em Belém e estava transitando em Salinas. Imediatamente, a polícia foi acionada e os ocupantes levados à delegacia do município. Ao todo, o Detran realizou 137 autuações, somente em Salinas, no período de 2 a 5 de abril.