Seduc promove educação ambiental em coleta seletiva
Para contribuir com a preservação dos ecossistemas na Amazônia e em outros pontos do planeta, servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram nesta terça-feira (7) de uma programação de Coleta Seletiva Solidária Cidadã. A iniciativa, comandada pela Coordenação de Ações Complementares (CAEC), foi realizada em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Aurá (Cootpa) e abrangeu o recolhimento de material nos setores da sede da Secretaria, na rodovia Augusto Montenegro.
Equipes de servidores da CAEC e integrantes da Cootpa foram de sala em sala coletando papel descartado e exemplares antigos de jornais impressos e outros tipos de material, e depositando tudo em um caminhão. Com bom-humor e, sobretudo, disposição em contribuir com a preservação do meio-ambiente e a renda de famílias de baixa renda na periferia da Grande Belém, os funcionários dos setores da Seduc saudaram os técnicos e coletores da campanha.
“Essa ação da Seduc no sentido de viabilizar o repasse desse material reciclável para a gente é muito importante, porque vamos encaminhá-lo para uma triagem visando à comercialização dos itens”, afirmou Noêmia Pereira, líder da Coopta. “Todo valor arrecado será destinado às 12 famílias envolvidas na cooperativa”, completou.
Qualidade de vida
A coleta seletiva na Seduc, em andamento desde 2012, obedece a Lei Estadual 801, de 2008, que prevê a separação de resíduos sólidos e recicláveis na fonte geradora e em todos os órgãos de Administração Direta e Indireta no âmbito Estadual.
A técnica em educação Ana Lúcia dos Anjos Picanço ressaltou que “a coleta seletiva é uma forma de colaboração com a preservação do meio ambiente, e que deve partir de toda comunidade”. Ela destacou, ainda, que a ação visa conscientizar os funcionários públicos e a sociedade como um todo para a diminuição do lixo no meio ambiente, “prevenindo e recuperando o meio ambiente já prejudicado com tanto material acumulado erroneamente nos rios e mares, por exemplo”, finalizou. (Com a colaboração de Bianca Pacheco)