Segup reduz ocorrências em todo Estado no período da Semana Santa
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) comemora o resultado da Operação Semana Santa 2015. Nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado, a redução das ocorrências foi comprovada. Na análise dos dados coletados pelo Sistema de Informação de Segurança Pública (Sisp), gerenciado pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Segup, os números deste ano mostram que o trabalho planejado deu resultado. Somente no caso de homicídios, por exemplo, a queda foi de 64% em relação ao ano passado.
Segundo o titular da Segup, Jeannot Jansen, as ações programadas atingiram os objetivos e colaboraram para a redução dos delitos e infrações registradas neste período do ano. “O esforço integrado de todos os órgãos e dos gestores ajudou no balanço positivo do nosso trabalho. O cidadão está cada vez mais atento ao direito de ir e vir”, disse.
A Operação Semana Santa foi realizada de 2 a 6 de abril e alcançou 76 municípios, contando com a atuação de mais de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Centro Integrado de Operações (Ciop) e Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflusp). As ações foram executadas também em parceria com o Programa Pro Paz e outras instituições, entre elas a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Belém e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Homicídios – O trabalho planejado se traduziu em consideráveis quedas nos índices de ocorrências registradas pelo Sisp. No caso de homicídios, a Segup registrou queda de 64,2%, o que representa em números absolutos 56 mortes em 2014 e 36 em 2015. Durante o feriado do ano passado, a cidade de Belém registrou nove homicídios, contra cinco deste ano. Castanhal e Icoaraci, em 2014, tiveram três assassinatos, cada; em 2015, houve apenas um. Também na área metropolitana, Ananindeua manteve os mesmos sete homicídios do ano passado, e Marabá subiu de quatro para cinco. Na região do Marajó, nenhum homicídio foi registrado dentre as dez cidades que integram a 8ª Risp.
Os roubos seguidos de morte no período do feriado caíram de cinco para dois em todas as regiões integradas. Enquanto isso, os casos de lesões corporais caíram 45%, de 231 para 186. Na comparação entre os dias de maior ocorrência, o domingo de Páscoa apresentou maior queda, de 96, em 2014, para 63 casos de lesões neste ano. Os casos de estupro também caíram, de nove para um. As ocorrências relacionadas a furtos caíram cerca de 57% em todo o Estado, de 1.030, em 2014, a 587 neste ano.
Trânsito – O número de ocorrências de trânsito caiu 33% este ano, em relação ao ano passado, de 135 para 44. No nordeste do Estado e região bragantina, onde estão os balneários mais procurados, em Salinópolis, Peixe-Boi e São João de Pirabas, a redução foi expressiva: de 14 para três acidentes. Os agentes do Detran auxiliaram na identificação de um veículo que havia sido roubado em Belém e estava transitando em Salinas. Imediatamente, a polícia foi acionada e os ocupantes levados à delegacia do município. Ao todo, o Detran fez 137 autuações, somente em Salinas, no período de 2 a 5 de abril.
No município de Bragança, apenas uma ocorrência foi registrada nos quatro dias de operação, mas o Sisp contabilizou um aumento de doze para 18 acidentes com lesões, em Belém. No comparativo, os números relacionados a mortes no trânsito registraram 14 ocorrências este ano, e 13 em 2015. Localizada no sudeste paraense, a cidade de Xinguara registrou as mortes de duas pessoas no trânsito.
A Polícia Rodoviária Estadual atuou em 20 postos de fiscalização em todas as regiões e não registrou nenhuma ocorrência de vítima fatal, todavia registrou 40 casos de condutores sob o efeito de álcool. Em Salinópolis, a PRE flagrou três casos de embriaguês ao volante e cinco em Marabá. Em Redenção, três motoristas também cometeram esse tipo de infração. Ainda de acordo com a PRE, 680 notificações foram expedidas durante os dias de Operação Semana Santa e cerca de oito mil veículos foram fiscalizados.
Entorpecentes – As polícias Civil e Militar aumentaram as apreensões de produtos e materiais provenientes da comercialização de drogas. Se em 2014 ocorreram 35 apreensões, este ano foi registrado um total de 53 ocorrências relativas ao crime, aumento de 51,4%. Melgaço, Chaves e Afuá, na ilha do Marajó; Salinópolis e Bragança, na região nordeste; Vitória do Xingu e Altamira, no sudoeste, além de Icoaraci e Mosqueiro, na RMB, tiveram o maior número de registros.
Nos quatro dias de registro do Sisp, a área de Segurança do Estado apresentou queda de 68% nos casos de roubo. Em números absolutos, uma redução de 1.006 para 686 ocorrências. Ainda em Salinópolis, o reforço de policiais militares e civis coibiu esse tipo de ocorrência e reduziu em 30% esse tipo de crime. No ano passado foram 18 contra seis em 2015. Na cidade de Paragominas a redução também foi expressiva, de dez para quatro ocorrências de roubo. Em Ananindeua, os casos caíram pela metade: de 160 para 83, e em Belém, de 433 para 302.
O feriado da Semana Santa foi de tranquilidade nos balneários atendidos pelo Corpo de Bombeiros, que atuou em 13 Regiões de Integração. A corporação atuou com um efetivo de 396 militares em serviços de proteção e prevenção, tanto nas praias como nas estradas. O tempo chuvoso e a maré alta fora do horário reservado normalmente ao banho de mar contribuíram para a baixa movimentação de pessoas e também de ocorrências, que caíram 32% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2015 foram 73 ocorrências, contra 108 do ano anterior.