Previsão da Semas é de mais chuvas na segunda quinzena de abril
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou nesta quinta-feira (9) a previsão do tempo para os próximos 15 dias no Pará. As chuvas vão continuar em todo o Estado, com mais intensidade nas regiões da faixa centro-norte. Segundo o meteorologista Paulo Guimarães, os municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), do litoral paraense, Marajó, Baixo Amazonas e Tapajós estão entre os que vão apresentar, na quinzena, os maiores índices pluviométricos.
“Essas áreas terão índices entre 90 milímetros (mm) e 150 mm semanais, em média. Vale ressaltar que cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado”, explica o meteorologista. Segundo ele, o principal responsável por esse quantitativo de chuva é o sistema meteorológico chamado Zona de Convergência Intertropical, que continuará atuando por todo o mês nessas regiões. O volume previsto de chuvas em abril de 2015 deve manter ou superar a média histórica dos últimos 30 anos.
Além das previsões, a Semas faz o monitoramento diário do comportamento climático e informa aos setores produtivos, à Defesa Civil e à população em geral sobre a situação das chuvas no Pará.