Hemopa recebe parceiros para restabelecer estoque de sangue
O Hemopa recebe neste sábado, 11, de 9h30 às 17h, apoio de instituições parceiras para colaborar no restabelecimento do estoque de sangue do hemocentro, que sofreu redução de 50%, desde o início desta semana, interferindo no pleno atendimento da demanda transfusional.
No sábado ocorre a 16ª edição da campanha nacional ‘’Sangue Corinthiano’’, com a meta de 100 coletas. A torcida do Timão deve registrar a doação com o código 1052 no momento do cadastro. Essa mobilização começou originalmente no dia 6 de março de 2010, em São Paulo. No mesmo dia, doam sangue torcedores do Paysandu e integrantes do projeto Vida por Vidas, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, cada um com meta de 100 doações.
‘’Ajudamos quem precisa de nós. O corinthiano é unido, e a nossa campanha prova isso. Além das doações de sangue, apoiamos instituições que necessitam de alimentos, roupas, materiais de higiene e brinquedos, no Natal, por exemplo’’, explica o coordenador da campanha Sangue Corinthiano em Belém, Alan Costa.
A campanha nacional foi idealizada pelo torcedor Milton Oliveira, que é doador regular desde 2005. Ele explica que a ideia surgiu ao perceber que torcedores, não integrantes de torcidas organizadas, desconheciam as informações sobre as ações das torcidas do Corinthians. “Não importa se é torcedor de arquibancada ou de torcida organizada, ou se acompanha o Timão só pelo rádio ou TV. O importante é fazermos nossa parte na sociedade, doar um pouco do sangue corinthiano que corre em nossas veias. Vamos combinar um dia para vestirmos nosso manto sagrado, doar sangue, salvar vidas e mostrar ao Brasil o poder de nossa torcida’’, afirma.
A assistente social da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa Lilian Bouth chama atenção para a importância das parcerias. ‘’Somos parceiros de igrejas, torcidas, escolas, faculdades e empresas de diferentes segmentos, que se prontificam a nos ajudar a salvar vidas com as doações de sangue’’, ressalta, informando que instituições interessadas em compor parcerias devem entrar em contato pelo telefone 3224-5048, de segunda sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábado, até às 17h.
Podem doar sangue candidatos com boa saúde, com idade entre 16 e 69 anos e que pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar apenas com autorização dos pais ou responsáveis. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado. O Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos. Mais informações: (91) 3242-9100 e 0800-280 8118.