Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa comemora o Dia do Jovem com ação de saúde em shopping

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/04/2015 17h31

Vacinações, orientações, distribuição de preservativos e avaliações estão na programação alusiva ao Dia do Jovem promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual da Saúde do Adolescente e Jovem, no shopping Pátio Belém, até às 18 horas desta sexta-feira (10). O objetivo é promover atividades de prevenção e promoção à saúde fortalecendo a Política Nacional de Atenção Básica.

A contadora Virgínia Silva, que mora em Macapá, estava na fila com a filha de 9 anos para vaciná-la contra HPV. “É a primeira dose da minha filha, e essa oportunidade precisa ser aproveitada. Todos os pais devem se preocupar e proteger os filhos. Tenho outra filha mais velha que já foi vacinada com as três doses”, contou.

Segundo a coordenadora Estadual de Saúde do Adolescente e Jovem, Vera Bertagnoli, a receptividade é muito boa, e a expectativa é de mil jovens vacinados até o fim do dia. “A busca pelo teste de hepatite C é a maior, mas todas as vacinas estão sendo procuradas. Visitamos seis escolas públicas para divulgar a ação e esperamos que todos compareçam”, disse.

É a primeira vez que a ação ocorre, mas devido à grande procura, já existem planos para que todo ano o Dia do Jovem seja comemorado. “Estou me vacinando contra tétano, que está atrasada. A oportunidade é excelente, pois é raro ter uma oportunidade como essa num shopping. O evento oferece organização e saúde sem que seja necessário ir a uma unidade”, disse a esteticista Laise Dias.

Na programação estão as vacinas contra HPV, Hepatite Virais, sarampo e febre amarela, além dos testes para hepatites, preservativos para a promoção e atenção à saúde de adolescentes e jovens, em especial a saúde sexual e reprodutiva. Estão sendo entregues materiais de orientações disponíveis destinadas aos jovens, buscando orientá-los de que adolescentes e jovens têm o direito de livre acesso à prevenção de DST/ Aids.

A dona de casa Renildes Carneiro também estava na fila para tomar antitetânica. “Estava passeando no shopping e por acaso vi o movimento e tomei atitude para tomar a vacina”, disse. A operadora de caixa Leda Sousa estava se vacinando contra hepatite e achou a ação muito boa pela facilidade e acessibilidade.

No Brasil o Dia do Jovem é comemorado na próxima segunda-feira, 13. O dia também tem um forte apelo para reconhecer a juventude como agente de desenvolvimento com direitos, que precisam ser efetivados principalmente na relação ao exercício de sua sexualidade, num projeto de vida e no cuidado integral à saúde do jovem. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 53% das mulheres grávidas têm entre 15 e 24 anos.

A ação tem o apoio do Departamento de Atenção Primária da Sespa, Coordenações de Hepatites Virais e de DST/ Aids. Além, da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).