Hospital Regional de Paragominas realiza ações de prevenção ao câncer
As medidas de combate ao câncer e as ações que podem prevenir ou identificar o diagnóstico precoce doença foram os temas abordados nas palestras realizadas no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, por meio do Programa de Educação Continuada do Núcleo de Educação Permanente (NEP). A iniciativa fez parte da programação pelo Dia Mundial de Luta contra o Câncer, transcorrido no último dia 08/04 e que em 2015 tem como tema “Ao Nosso Alcance”. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) “Alencar Gomes da Silva” revelam que cerca de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas anualmente com câncer, em todo o planeta. Desse total, oito milhões vão a óbito.
O médico oncologista Luís Eduardo Werneck de Carvalho, membro da Associação Médica de Paragominas e responsável pelas palestras realizadas no município, destacou que, no Brasil, o INCA estima em 580 mil o número de novos casos da doença, somente para este ano. O diretor Técnico do HRPL, Dr. João Lucídio, falou sobre a data, criada para potencializar a divulgação de informações sobre a doença e estimular o debate através dos meios de comunicação, em todo o mundo.
Entre as ações, a campanha espera oferecer informações de utilidade pública e facilitar o acesso à prevenção, às ações de detecção precoce e ao tratamento do câncer; estimular o debate sobre as estratégias de saúde pública para o controle da doença; divulgar a prevenção e a detecção precoce como formas de reduzir a mortalidade por câncer e outras doenças não transmissíveis; Informar a população sobre ações de controle, pesquisa, ensino, prevenção e acesso ao tratamento previstas na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS); Informar à população que qualquer pessoa pode buscar tratamento gratuito e integral do câncer no SUS.
O evento foi encerrado com a abordagem do Dr. Luís Eduardo, que apresentou alguns dados aos profissionais e usuários do HRPL relativos à expectativa de novos casos da doença para os próximos 10 anos. Ele também antecipou informações sobre o mutirão de saúde que será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Paragominas, em outubro deste ano. O HRPL dispõe de 70 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, além do serviço de urgência e emergência.