Programa Jovem de Futuro será desenvolvido em 87 escolas no Pará
O programa Jovem de Futuro, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco, será desenvolvido em 87 escolas de Santarém, Marabá e Região Metropolitana de Belém. A relação das instituições públicas que irão participar das atividades, por um período de dois anos, já está disponível no site www.seduc.pa.gov.br.
O Jovem de Futuro é um programa de gestão escolar para resultados de aprendizagem nas escolas de ensino médio regular que aderirem ao projeto. As inscrições foram feitas até o dia 31 de março pelo portal da Seduc, que divulgou o termo de adesão com todas as informações sobre como participar do projeto.
Segundo Michely Alves, responsável do Jovem de Futuro na Seduc, todas as escolas inscritas irão participar das capacitações e assessoria técnica para planejar, executar, monitorar e avaliar uma proposta de melhoria dos seus resultados. “Fizemos um bom trabalho de divulgação das informações do programa junto às escolas e avaliamos trabalhar apenas com as instituições que manifestaram interesse em participar”, explicou.
Aderiram ao programa onze escolas de Santarém, 13 escolas de Marabá e 63 escolas da Região Metropolitana de Belém, pertencentes às diferentes unidades de ensino da Seduc, na capital e no interior. As atividades do projeto iniciam somente em agosto. Em junho, será realizada uma formação para os técnicos lotados nas Unidades Regionais de Ensino (UREs) e Unidades da Seduc na Escola (USEs), que irão atuar como supervisores, fazendo o acompanhamento das demandas do programa.
Redesenho curricular – O programa Jovem do Futuro está presente no Brasil através de cinco Secretarias Estaduais de Educação – entre elas a Seduc do Pará – e o Instituto Unibanco, que permitirá, até 2016, universalizar o programa nas escolas públicas de ensino médio do Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Piauí, atendendo cerca de 2,5 mil unidades de ensino e mais de dois milhões de alunos.
O principal objetivo do programa é o redesenho curricular das escolas e fortalecer a gestão escolar, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Assim, as ações do ProEMI/ JF buscam colaborar o acesso, a permanência e a conclusão, com sucesso, dos jovens na escola.
Como política pública nacional, o ProEMI propõe o redesenho curricular do ensino médio, focado em um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade contemporânea, contemplando uma ampliação do tempo dos estudantes na escola e uma diversidade de práticas pedagógicas que atendam às expectativas e às necessidades dos jovens.
A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados.
Para suportar as ações do projeto Jovem de Futuro, o Instituto Unibanco desenvolveu uma Plataforma online de gestão de projetos das escolas e formação a distância. Atualmente é composta pelo Sistema de Gestão de Projetos (SGP) e pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que serão em breve integrados.
Para colaborar com o alcance dos resultados propostos no Plano de Ação pelas escolas participantes do projeto, o Jovem de Futuro disponibiliza Metodologias, que são estratégias educacionais elaboradas a partir de necessidades detectadas no cotidiano escolar. Elas buscam fomentar ações, projetos e trabalhos de forma interdisciplinar; corrigir dificuldades e fragilidades específicas encontradas nas escolas; articular a comunidade escolar, visando à sustentabilidade e obtenção de resultados; e potencializar ações já existentes na escola.
São elas: Entre Jovens, Valor do Amanhã, Jovem Cientista, Entendendo o Meio Ambiente, Introdução ao Mundo do Trabalho, Agente Jovem, Superação na Escola, Campanha Estudar Vale a Pena, Monitoria e Fundos Concursáveis.