Uepa seleciona bolsistas para Quarteto de Cordas
Por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferta oito bolsas para o projeto ‘’Quarteto de Cordas Paulino Chaves e Camerata Olympia Amazônica’’. As inscrições são gratuitas e ocorrem de 16 a 23 de abril, de 9h as 14h, no NAC, localizado junto à Editora da Uepa (EDUEPA), na Rua Dom Pedro I, entre Senador Lemos e Municipalidade, n° 519, bairro Umarizal.
Poderão se inscrever alunos de graduação regularmente matriculados na Uepa. O candidato deverá dispor, no mínimo, de 12h semanais de ensaio para as apresentações públicas e não receber bolsa remunerada de outras instituições. Das oito vagas disponibilizadas, haverá uma para aluno instrumentista na viola, violoncelo, flauta, oboé, fagote e trompa, e duas vagas para aluno instrumentista no violino. As bolsas equivalem ao valor mensal de R$ 350, que terá duração de um ano.
Junto com as inscrições, os candidatos deverão no mesmo período entregar os seguintes documentos: cópia do Registro Geral (RG), cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, declaração ou comprovação de matrícula na Universidade, breve currículo e formulário de requerimento de inscrição.
A homologação das inscrições, horário e ordem dos candidatos para a realização das provas práticas serão divulgadas no site da Uepa (www.uepa.br), em 25 de abril, a partir das 16h. As seleções serão realizadas na Sala de Recitais, IV bloco, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na Travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo. O resultado sairá em 1 de maio, no site da Uepa.
Seleção - A seleção consiste em duas fases. A primeira é a análise da documentação e uma prova prática com execução de uma dança de suíte barroca ou um primeiro movimento de sonata; uma obra musical de livre escolha do candidato; e a leitura da primeira parte de uma obra musical, entregue no momento da avaliação.
Serão atribuídas notas de 0 a 10 para cada uma das três execuções da prova prática. O resultado final será a soma das três notas divididas por três. A média mínima alcançada pelo candidato deverá ser igual ou superior a sete. Caso contrário, é eliminado da seleção. Os critérios de avaliação são leitura à primeira vista, execução de uma obra de livre escolha, idade acima de 18 anos ou menor emancipado.
No prazo máximo de quatro dias, os aprovados e classificados deverão comparecer no NAC, de 9h as 14h, para assinatura do termo de compromisso. Quem não aparecer, será automaticamente considerado desistente da bolsa. Após o período de assinatura do termo, se houver desistência, o candidato melhor classificado no cadastro reserva será convocado. Os recursos serão aceitos no prazo de 48h depois da divulgação do resultado da seleção.