Rampas de acesso às balsas recebem concreto e sinalização
O governo do Estado iniciou nesta quarta-feira, 15, a última etapa dos trabalhos de concretagem das rampas de acesso às balsas, nas duas margens do rio Moju. O espaço também receberá sinalização completa. A nova estrutura vai agilizar ainda mais o serviço de embarque e desembarque de passageiros e veículos que atualmente utilizam o transporte em embarcações, na travessia sobre o rio. As ações no local são administradas pelo Grupo de Trabalho (GT) formado por vários órgãos e secretarias do governo do Estado, instalado no entorno das obras de reconstrução da ponte Moju Cidade para ordenar o local.
A concretagem dos terminais de embarque e desembarque está entre as ações prioritárias estabelecidas para o local. Além de agilidade, a obra oferece, ainda, mais segurança durante a manobra dos veículos, sobretudo para os maiores e mais pesados. Nem mesmo as fortes chuvas que tem caído na região impedem que o serviço seja levado adiante. A obra é retomada sempre que o ambiente permite novas etapas de aplicação de concreto nas bases construídas na pista. Engenheiros e técnicos da Secretaria de Estado de Transporte (Setran) tem acompanhado o projeto para garantir a eficiência e qualidade da obra.
A previsão é que já na próxima semana a nova estrutura esteja sendo devidamente utilizada. Ao mesmo tempo que melhora o acesso de carros e pedestres às balsas, o GT aumentou a quantidade de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e homens da Polícia Militar (PM) para ordenar o trânsito de maneira equilibrada e eficiente. A revitalização da iluminação dos pátios de manobra e o alargamento das pistas de acesso aos terminais também ajudaram a aumentar a rapidez na travessia, que não tem sido maior que 25 minutos para carros pequenos.
Simultaneamente às obras de concretagem das rampas de acesso às balsas, o GT da Ponte do Moju atua também na revitalização da PA-252, que liga a PA-150 à Alça Viária, via Perna Sul, no município do Acará. Os trabalhos de alargamento da rodovia, retirada de buracos e consolidação de aterro mais compacto já alcançaram quatro quilômetros, indo da PA-150 à comunidade conhecida como Luso Brasileira. A obra segue em ritmo constante, mas possui sequenciais intervalos de paralisação sempre que as chuvas tornam o trabalho inviável. Daí a dificuldade em estabelecer uma previsão mais precisa para a conclusão dos serviços na via.