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Empreendedorismo em turismo abre ciclo de palestras da Setur

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/04/2015 12h37

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) iniciou, nesta quarta-feira, 15, o ciclo de palestras do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) para 2015, com o temas “Empreendedorismo no turismo”. O público-alvo foram estudantes do curso superior de turismo, que puderam conhecer as oportunidades existentes. As palestras, que ocorrerão até o mês de junho, tem como objetivo qualificar e aprimorar serviços prestados para visitantes de fora e dentro do estado.

O empreendedorismo cresce continuamente no Brasil e em 2014 registrou a maior taxa de sua história. Um total de 34,5% da população brasileira adulta entre 18 e 64 anos, possui empresa ou está envolvida com criação de um negócio próprio. A estatística é resultado da pesquisa realizada pela Global Entrepreneuship Monitor (GEM), numa parceria entre London Business Shool e a Babson College, escolas tradicionais de negócios na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Na abertura do ciclo de palestras, o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, teve uma conversa com os estudantes e microempresários presentes. Ele destacou em seu discurso de abertura a importância do empreendedorismo. “As universidades têm dificuldades em despertar nos jovens essa vontade no setor empresarial. Porque fica mais fácil e cômodo para ser empregado. No turismo tem que haver o compromisso. É uma grande atividade econômica e forma de crescimento estadual”, afirmou.

Segundo o especialista em micro e pequenas empresas Miguel Pantoja, do Sebrae-PA, “o principal erro cometido pelos empreendedores é a falta de planejamento. Todo mundo tem uma característica e comportamento empreendedor. Uns com níveis mais altos e outros nem tanto. É cultural a falta de planejar”.

As agências de viagens são meios que abrem portas e grandes oportunidades, dando visibilidade para os produtos existentes na região e retorno lucrativo. Segundo a vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-PA), Rose Larrat, esclareceu na palestra como ter e comandar seu próprio investimento. “Existe aquele profissional do turismo que atua no mercado legalizado e aqueles que estão no mercado informal. Vendemos sonhos e algumas vezes acordamos em um pesadelo. Temos que levar nosso empreendimento com seriedade”, comentou.

A estudante de turismo Mayara Rodrigues acredita que esses ciclo de palestras ofertado pela Setur são de grande ajuda para esclarecer e ampliar conhecimentos “Estudo eventos e com essas palestras e oficinas, espero um aperfeiçoamento para meu futuro investimento. Quero abrir uma empresa no ramo de turismo e eventos”, diz.

O superintendente do Banco da Amazônia, Luiz Feio, lembra que o turismo no Pará é uma vitrine. “O governo escolhe as prioridades, a lei 11.771 – classifica como atividade de turismo sendo: redes de hotéis, bares, restaurantes e transportes e seus segmentos. O turismo no Brasil representa 500 bilhões por ano. Isso é mais ou menos um décimo do PIB”, revela.

Em 2014, o Pará recebeu mais de um milhão de visitantes dos quais mais de 100 mil vindos do exterior, em sua grande maioria dos Estados Unidos e Europa. Um crescimento de 11,5% em relação ao número de turistas recebidos em 2013, que deixaram uma receita superior a R$ 710 milhões.

(Com a colaboração de Márcio Paiva)