Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMINHOS PARA A QUALIDADE

Avanços na educação em Santarém são destacados em seminário

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/09/2017 00h00

O desenvolvimento de uma educação pública de qualidade, por meio do aperfeiçoamento profissional de gestores, é tema do Seminário Internacional "Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores", evento realizado em São Paulo (SP) até esta quinta-feira (28). O seminário foi uma iniciativa do Instituto Unibanco, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do jornal Folha de São Paulo.

A educação pública em Santarém, município do oeste do Pará, foi representada pela 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE), vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Gestores e alunos de escolas da rede estadual de ensino do município foram homenageados pelos excelentes resultados conquistados em avaliações do Ministério da Educação e do Governo do Pará.

O diretor da 5ª URE, professor Jucinaldo Almeida, explicou que sua participação no evento foi uma forma de reconhecimento ao trabalho educacional realizado em Santarém nos últimos anos. "2016, por exemplo, foi um ano muito bom, porque nós superamos a meta estabelecida pela Seduc, tanto no Sispae (Sistema Paraense de Avaliação Educacional) quanto no nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Melhoramos, também, o índice de permanência do aluno, combatendo a evasão escolar e a reprovação. Tudo isso vem somar para que Santarém pudesse ser hoje referência na educação em nível estadual", afirmou o gestor.

Referência - Os avanços na educação pública no Pará foram constatados na avaliação do Sispae. Jucinaldo Almeida lembrou o caso de sucesso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Madre Imaculada, que obteve por meio do estudante do 9º ano do ensino fundamental Mateus Linhares Teixeira, 15 anos, o melhor resultado em todo o Estado na avaliação promovida pela Seduc. Mateus se destacou nas disciplinas Português e Matemática, e estará em Belém no próximo dia 10 para receber a premiação conferida pela Secretaria.

A diretora da Escola Tecnológica de Santarém, Luciana Santos, também foi citada, por conta do trabalho que mereceu menção honrosa à frente da Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho, localizada no Bairro do Urumari.

Jovem de Futuro - Além dos avanços citados na educação pública de Santarém, o diretor da 5ª URE ressaltou a parceria firmada entre o Instituto Unibanco e a Seduc, que desenvolve em todo o Pará o Programa Jovem de Futuro. Aproximadamente 15 mil estudantes do ensino médio regular, de 21 escolas da rede pública estadual nos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, vivenciam uma nova realidade participativa e democrática, discutindo e buscando soluções para problemas diários no espaço escolar, ao lado de professores, técnicos e diretores.

O “Jovem de Futuro” é gerido nesses municípios pela 5ª URE, e contribui para despertar nos jovens  a responsabilidade pela melhoria das escolas, criando uma nova relação com o ambiente escolar, a partir do reconhecimento de seu papel como agente transformador. Uma das consequências é o crescimento dos índices educacionais.

De acordo com a coordenação, desde sua implantação o “Jovem de Futuro” aumentou o nível de aprendizagem em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, e vem contribuindo decisivamente para diminuir os índices de reprovação e evasão escolar.

Além da exposição de avanços, o seminário permitiu a secretários e gestores de UREs discutir a preparação para receber o novo ensino médio, dentro da proposta curricular elaborada pelo Ministério da Educação.

Também participaram do evento Idilvan Alencar, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Pedro Malan, do Instituto Unibanco, e Vinicius Mota, da Folha de São Paulo.