Concerto didático levará 1300 estudantes ao Theatro da Paz nesta sexta
Cerca de 1300 alunos das escolas estaduais de Belém participam de mais um concerto didático, no Theatro da Paz. Será a primeira vez que alunos do Instituto Felipe Smaldone, especializado em atendimento de alunos surdos, prestigiarão o projeto, realizado pela Fundação Carlos Gomes, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). Com o acompanhamento de um intérprete, eles assistirão as apresentações do Quinteto de Saxofone, da FCG, nesta sexta-feira, 17, às 10h.
A primeira parte do concerto será coordenada pelo professor Alexandre Pinheiro, que além de explicar aos estudantes os temas do repertório que serão apresentados, levará ao palco do Theatro da Paz um coral de saxofones, composto por 15 alunos que estudam no Instituto Carlos Gomes. No repertório, composições brasileiras como ‘Só danço Samba’ e ‘Baixa do Sapateiro’, além de temas de desenho animado.
Na segunda parte do concerto, às 16h, os alunos assistirão as apresentações da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes. O tradicional grupo será regido pelo maestro titular, Amilcar Pimenta Gomes. A apresentação terá a participação especial do estudante Rodrigo Moraes, que vai reger a composição ‘Cakewalker Fantasy’, do compositor norte americano Peter Milray.
Também participam desta edição do projeto alunos das escolas estaduais Norma Morhy, Euclides da Cunha, Ramiro Olavo, Palmira Gabriel, Benvinda e França, Ernestina Rodrigues e Almirante Renato Guillobel, que levará 650 alunos ao teatro para as duas apresentações.
O projeto Concertos Didáticos é realizado desde 2011 com a proposta de difundir o ensino musical a partir de uma aula sobre os instrumentos musicais e as obras que são apresentadas nos concertos. A primeira apresentação deste ano ocorreu no dia 23 de março, com a participação das escolas s Tiradentes I, Barão do Rio Branco, Vilhena Alves e Centro Integrado de Educação Especial.
Ainda neste semestre, estão agendados mais dois concertos do projeto, no Theatro da Paz, para os dias 9 de maio e 13 de junho. Encerrarão a edição deste ano, outros dois concertos programados para os meses de outubro e novembro. Segundo a técnica Altair silva, da Diretoria de Ensino Fundamental da Seduc, a expectativa é fechar o ano letivo com a participação de 10 mil alunos nas apresentações dos Concertos Didáticos, obtendo uma média de 650 alunos em cada turno.
“Em 2014, 8.500 estudantes da rede estadual participaram dos seis concertos e mais um especial realizado durante a premiação de um vídeo do Pacto pela Educação do Pará. Agora, queremos atingir mais alunos com a adesão de mais escolas para prestigiar as apresentações no Theatro da Paz”, disse ela.