Pecuária paraense ganhará programa específico para desenvolvimento em curto e médio prazo
A cadeia produtiva da pecuária foi eleita pelos integrantes do Conselho Estadual do Agronegócio (Consagro) do Pará para integrar a proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de lançar, em cada um dos estados da Região Norte, um programa direcionado para estimular a produção agropecuária regional.
“A pecuária foi escolhida como prioritária em função do seu alcance dentro do Pará. Com o programa, espera-se estimular as boas práticas da pecuária de corte no Estado”, destaca a secretária adjunta de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Eliana Zacca.
A proposta de criar programas direcionados especificamente para os estados do Norte foi apresentada pelo MAPA à Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que ficarão responsáveis pelo apoio ao desenvolvimento do programa, junto com a Embrapa.
A ideia do MAPA é promover cadeias produtivas que tenham capacidade de, em curto e médio prazos, gerar mudanças com impacto positivo no cenário da agropecuária na região. Cada um dos Estados foi convidado a escolher o setor que considera prioritário para ser desenvolvido. Os programas devem ser lançados pelo Ministério ainda no mês de maio.